Um sismo de magnitude 5,8 na escala de Richter ocorreu no mar ao largo da ilha indonésia de Samatra, no sul do país, avançou esta quarta-feira a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia.

Segundo um comunicado da agência, o abalo aconteceu a cerca de 16 quilómetros de profundidade, com o epicentro situado 68 quilómetros a sudoeste da cidade costeira de Bengkulu, que conta com mais de 300 mil habitantes.

A agência indicou que, apesar do sismo ter ocorrido perto da costa, não reúne as condições necessárias para gerar um tsunami.

O arquipélago indonésio, que inclui a ilha de Timor, dividida entre Timor-Leste e a Indonésia, fica no Anel de Fogo do Pacífico, onde o encontro de placas tectónicas causa alta atividade sísmica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A 27 de maio, o Serviço de Alerta de Tsunami do Pacífico decretou um aviso de tsunami — retirado poucas horas depois — para os países banhados pelo Índico por causa de um sismo de magnitude 6,1 ao largo da costa de Timor-Leste.

O abalo ocorreu a uma profundidade de 51,4 quilómetros ao largo da ponta leste de Timor-Leste.

Em fevereiro, um terremoto de magnitude 6,2 no norte de ilha de Samatra matou pelo menos oito pessoas.

Em 2004, um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a costa de Samatra e desencadeou um tsunami que matou 220 mil pessoas em toda a região, incluindo cerca de 170 mil na Indonésia.