776kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Arte francesa de viajar

Este artigo tem mais de 1 ano

O novo DS7 está ainda melhor, por dentro e por fora, incluindo o novo motor híbrido plug-in com 360cv. Com tantos ingredientes de alta qualidade, a receita só podia dar origem a um automóvel gourmet.

A França deu ao mundo grandes nomes que fazem parte do imaginário simbólico da moda, do bom-gosto e do luxo como Louis Vuitton, Chanel ou Hermès, para citar apenas três das maiores maisons.

A tradição francesa no negócio de artigos de luxo é reconhecida mundialmente, mas não tanto pelos automóveis de luxo… Além da marca de superdesportivos de luxo, apenas a Citroën foi verdadeiramente capaz de produzir um modelo luxuoso e vanguardista muito desejado no seu tempo, o SM, que deixou de ser fabricado em 1975, sendo atualmente um clássico bastante procurado e valorizado.

Antes disso, em 1955, o primeiro Citroën DS representou o culminar de um projeto de grande inovação tecnológica, no melhor espírito avant-garde que ainda hoje é visível, tanto ao nível do design como da tecnologia de ponta.

É este legado extraordinário que encontramos na base de todos os modelos da marca DS, criada em 2014 com o propósito de simbolizar o melhor savoir-faire francês no fabrico de automóveis de luxo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Inovação e tecnologia

A segunda geração do DS 7 foi pensada para satisfazer os clientes mais exigentes e tech-savvy, que veem no automóvel que conduzem uma expressão da sua personalidade.

À vista, a silhueta do DS 7 mantém-se distinta, apenas com ligeiras alterações que a tornam mais afilada e desportiva. Mas quando observamos os detalhes da carroçaria percebemos que o nível de acabamento é excecional. A frente recebeu novos faróis que apresentam o mesmo layout, com três elementos óticos, mas contam agora com tecnologia de matriz de LED. A iluminação é mais poderosa em médios e máximos, mas os LED em forma de cubo de gelo já não rodam no interior da ótica quando se liga o carro. É o fim de uma reminiscência dos modelos DS “boca-de-sapo” que também tinham faróis rotativos.

As novas luzes diurnas criam um efeito de profundidade e brilho que lembra uma peça de joalharia incrustada no para-choques, de cada lado da grelha, igualmente redesenhada com um novo padrão em mesh. A assinatura luminosa é agora marcada pelos dois conjuntos de LED que formam os elementos verticais, cobertos por uma superfície de policarbonato gravada a laser e pintada no interior, na mesma cor da carroçaria. O resultado desta inovação que a marca batizou de DS LIGHT VEIL assemelha-se a um véu de luz contínua, que também acende e apaga quando o automóvel é trancado ou destrancado.

Na traseira, os LED nos blocos luminosos são cortados a laser, exibindo múltiplos “V” que lhes dão uma aparência tridimensional complementada com o logotipo DS aplicado sobre cromado na continuidade do farolim, alinhado com o pilar C. A evolução na traseira passa ainda pela colocação da logomarca DS AUTOMOBILES ao centro, na ligação entre os dois grupos óticos, onde antes estava a legenda CROSSBACK.

A personalidade do modelo é ainda vincada pelas formas dos painéis, com ligações bem elaboradas e uma pitada de excentricidade que reflete a linhagem Citroën DS, mas hoje em dia com mais bling-bling.

Infografia: Gonçalo Carvalho

Conforto e requinte

A sofisticação continua no interior, onde os designers se empenharam em criar um habitáculo elegante, dinâmico e luxuoso. É mais espaçoso que os rivais de segmento e graças à ausência de tração integral há muito espaço para as pernas de quem viaja nos bancos traseiros, cujos encostos de cabeça reclinam eletricamente para facilitar a visibilidade. À frente, o painel de instrumentos fluido e a consola central elevada, onde pontifica um relógio analógico B.R.M., garantem uma aparência robusta ao conjunto, contribuindo para o ambiente chique e futurista que se vive a bordo do DS 7. Os interruptores em forma de diamante são tão marcantes como as costuras nos painéis e nos bancos em pele, forrados em padrão de bracelete.

Outra novidade é o ecrã de 12 polegadas onde está centralizado o novo sistema de informações e entretenimento multimédia, com conectividade Apple CarPlay e Android Auto. Algumas aplicações de segurança e apoio à condução também são operadas a partir daqui. É o caso do sistema de visão noturna DS NIGHT VISION que utiliza uma câmara de infravermelhos para analisar a estrada e faixas laterais, com capacidade para detetar ciclistas, peões e animais que podem estar distantes até 100 metros.

O design vanguardista e a qualidade dos materiais impressionam até os mais distraídos, quando se sentam ao volante, num ambiente que combina luxo e tecnologia de forma irrepreensível. Este, aliás, é um dos atributos que melhor distingue o DS 7 num segmento cada vez mais concorrido onde vai competir com alemães, britânicos, italianos e japoneses.

Conforto imbatível, acabamentos de luxo e tecnologia de ponta são os diferenciadores competitivos deste modelo que é um perfeito embaixador da tão francesa joie de vivre.

Potência e ecologia

A DS Automobiles equipou o novo DS 7 com diversos tipos de propulsores, apostando numa gama de três blocos híbridos plug-in com 225, 300 e 360 cavalos de potência. Aqui destacamos outra das inovações: uma nova bateria de 14,2 kWh que permite percorrer até 65 quilómetros em modo elétrico, sem emissões, no ciclo misto WLTP e até 81 quilómetros no ciclo urbano. O tempo de carregamento é de cerca de 120 minutos se utilizar um carregador de 7,4 kW.

O novo DS 7 E-TENSE 225 combina o motor a gasolina PureTech 180 com um motor elétrico de 110 cv e uma caixa automática de oito velocidades.  Já os DS 7 E-TENSE 4×4 300 e DS 7 E-TENSE 4×4 360 introduzem a tração integral permanente, com um motor a gasolina PureTech 200 e motores elétricos de 110 e 112 cv em cada eixo. A versão mais poderosa dispõe de 360 cv e recebeu afinação específica da DS PERFORMANCE. O novo DS 7 está também disponível com um motor diesel BlueHDi de 130 cv.

Única marca bicampeã mundial de Fórmula E, com dois títulos de pilotos e equipas, em 2019 e 2020, a DS Automobiles está na liderança da eletrificação automóvel, produzindo pelo menos uma versão elétrica de cada modelo da gama, que será exclusivamente elétrica a partir de 2024.

A insígnia E-TENSE distingue as versões com motorizações 100% elétricas ou híbridas plug-in que podem atingir uma potência máxima de 360 cavalos na variante com tração integral.

Atualmente, a DS Automobiles está presente em 41 países através de uma rede de distribuição exclusiva que conta com mais de 400 DS STORES. A marca oferece também o serviço inovador “ONLY YOU – A Experiência DS”, um programa de atenção ao cliente que representa uma forte aposta na exclusividade para oferecer uma experiência única e memorável aos clientes mais exigentes.

O lançamento do novo DS 7 está previsto para o mês de outubro.

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora