Os médicos, enfermeiros e outros profissionais do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve podem receber o triplo do salário se prescindirem de ir de férias em agosto, o mês em que mais portugueses rumam a sul e, por isso, tende a aumentar a procura por serviços hospitalares, sobretudo os de urgência. Além deste incentivo, os médicos também poderão receber uma majoração de 50% no valor da hora extra.

A informação está numa circular interna, com data de 8 de julho, que é citada esta sexta-feira pelo Jornal de Notícias. A administração alicia o pessoal dos hospitais com um pagamento a triplicar, como indemnização “pelos prejuízos sofridos”, e aumenta o período em que os médicos podem remarcar as férias até abril do próximo ano.

A decisão foi tomada num contexto de constrangimentos constantes nos serviços, com as situações mais críticas a ocorrer no Hospital de Portimão e, também, no Hospital de Faro. Em Portimão desde a manhã de quinta-feira até à manhã de segunda-feira a maternidade e o bloco de partos estão encerrados, com todas as grávidas que entrem em trabalho de parto transferidas para Faro.

Outra área com grande falta de médicos – que pode piorar em agosto – é a urgência pediátrica, uma especialidade da qual só há médicos em Faro. Em Portimão todas as urgências pediátricas serão, até à manhã de segunda-feira, atendidas por médicos não especialistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR