O consumo de cimento em Portugal registou um crescimento homólogo de 4,3% até maio deste ano, para 1.658 milhares toneladas, revelou esta sexta-feira a Associação dos Industriais da Construção e Obras Públicas (AICCOPN).

O crescimento homólogo de 4,3% no consumo de cimento até maio corresponde a um aumento de 0,5 pontos percentuais em relação ao acumulado em abril deste ano, salienta a associação do setor.

Quanto à evolução do licenciamento emitido pelas câmaras municipais para obras de construção nova ou de reabilitação em edifícios residenciais, nos primeiros cinco meses do ano verifica-se um aumento de 0,6% em termos homólogos.

O número de fogos licenciados em construções novas, por sua vez, apresenta, no período em análise, um crescimento de 5%, para um total de 13.293 fogos, adianta a AICCOPN.

Em relação novo crédito à habitação concedido pelos bancos, há a registar um crescimento homólogo de 19% até maio, para 6.998 milhões de euros, sendo que o valor mediano da avaliação da habitação para efeitos de concessão de crédito apresentou, em maio, uma subida de 13,9%, que resultou de aumentos de 15,3% no caso dos apartamentos e de 9,1% no que toca às moradias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A analise por regiões permitiu concluir que no Alentejo, o número de fogos licenciados em construções novas nos doze meses terminados em maio deste ano foi de 1.174, o que representa um acréscimo de 16,6% face aos 1.007 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores.

Destes, 5% são de tipologia T0 ou T1, 17% são de tipologia T2, 54% de tipologia T3 e 23% de tipologia T4 ou superior.

Em maio, e em relação ao valor da avaliação bancária à habitação, nesta região verificou-se um aumento homólogo de 9,3%, conclui a associação do setor.