Ao fim de quase quatro horas de reunião com o líder do maior partido da oposição, o primeiro-ministro falou aos jornalistas para dizer que “longa conversa” aconteceu “de forma serena” e “bastante agradável“, tendo sido abordados “diversos temas”, nomeadamente a localização do novo aeroporto de Lisboa. António Costa fez saber que falar novamente sobre esta decisão com Luís Montenegro “em breve”.

“Cada um trocou informações sobre as informações que dispõe”, disse Costa sobre a questão concreta do novo aeroporto dizendo que ficaram de “falar aprofundadamente no futuro sobre o tema”, concordando que “não pode ser uma decisão apressada.” O socialista diz que o líder do PSD está a fazer um trabalho para ter uma “posição mais consolidada” e que lhe deu conta disso mesmo neste encontro — agradeceu várias vezes a Montenegro a “amabilidade” por transmitir ao Governo a forma como está a analisar a questão do novo aeroporto.

Os dois falaram sobre “os pontos de contacto” para os “contactos regulares” que os principais partidos políticos têm sobre temas de política externa e de defesa. Mas não só.

Quanto a possibilidades de outros consensos, António Costa fala da importância de estarem traçadas as diferenças entre as alternativas existentes. “Vamos ter vários anos de estabilidade política, o que é bom, e dá tempo à oposição para construir a sua própria alternativa”, afirma dizendo que apesar das divergências naturais, há assuntos em que deve haver acordo. E aqui voltou às questões de defesa e de política externa, juntando também a necessidade de “um grande consenso nacional sobre as grande infraestruturas” — o que defende desde que assumiu a liderança do PS, em 2014.

“A crescente procura por Lisboa torna critica a decisão sobre novo aeroporto. Esse é um tema em que é importante que haja acordo, não sei se vai haver”, reforçou o primeiro-ministro no final do encontro, em declarações aos jornalistas. Repetiu também que os dois só estiveram a “transmitir informações” que têm sobre cada um dos temas abordados e desvalorizou picardias políticas públicas cm Montenegro: “A retórica política faz parte da vida, quem se aflige o melhor é mudar de vida. É como um jogador de futebol que julga que ao estar em campo não leva caneladas e leva.”

O primeiro-ministro saiu sem esclarecer quando haverá novo encontro entre os dois, apesar de ter mostrado que essa via de diálogo vai manter-se aberta e que uma nova conversa dedicada ao novo aeroporto acontecerá a curto prazo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR