Está a ser preparado um musical inspirado na vida e obra da pintora mexicana Frida Kahlo. Segundo a Associated Press, Frida, The Musical relatará a viagem da artista da Cidade do México para Paris e depois Nova Iorque, na companhia do marido, o também pintor Diego Rivera, e o seu regresso à casa onde nasceu.

O musical, que foi aprovado pelos herdeiros da pintora, terá música do mexicano Jaime Lozano e letras da premiada dramaturga norte-americana Neena Bebe. Será “uma celebração do alegre espírito de criatividade de Kahlo e do seu dom inigualável para transformar a dor física e emocional em beleza de tirar fôlego”, referiram os produtores, citados pela agência de notícias norte-americana.

“Estamos profundamente emocionados por este espetáculo permitir aos espectadores do mundo inteiro conhecerem Frida além do seu trabalho artístico. Cheia de vida, à frente do seu tempo e mergulhando na cultura do México, foi uma mulher guiada por uma eterna paixão pela vida. Espero que este espetáculo inspire todas as mulheres a terem coragem para lutarem pelos seus sonhos”, declarou uma representante da família da artista em comunicado.

Frida Kahlo nasceu em 1907, em Coyoacán, no México. Começou a pintar aos 18 anos, quando ficou temporariamente acamada após um acidente envolvendo um elétrico, que lhe deixou sequelas para o resto da vida. A sua obra artística é composta por cerca de 150 obras, maioritariamente autorretratos, que revelam o estado emocional da artista em vários momentos da sua vida. Algumas destas pinturas, nas quais se misturam influências populares e surrealistas, abordam a turbulenta relação com Diego Rivera, com quem casou em 1929.

Kalho morreu em 1954, na sua casa em Coyoacá, conhecida como La Casa Azul. O espaço foi transformado num museu em honra da artista, uma das mais reconhecidas pintoras mexicanas e um ícone feminista. Abriu portas em 1958.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR