A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, saudou esta sexta-feira os “esforços incansáveis” do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para desbloquear a exportação de cereais retidos nos portos do Mar Negro, na Ucrânia.

“Obrigada caro António Guterres pelos seus incansáveis esforços em garantir os acordos com as Nações Unidas e com a Turquia relativos à exportação de cereais na Ucrânia”, reagiu Ursula von der Leyen através de uma mensagem publicada na rede social Twitter após a cerimónia de assinatura na cidade turca.

“Milhões de toneladas de cereais desesperadamente necessários e retidos pela guerra causada pela Rússia poderão, finalmente, partir através do Mar Negro para ajudar a alimentar as pessoas em todo o mundo”, adiantou a líder do executivo comunitário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Ucrânia e a Rússia assinaram acordos separados com a Turquia e as Nações Unidas para desbloquear a exportação de cerca de 25 milhões de toneladas de cereais retidos nos portos do Mar Negro.

Numa cerimónia em Istambul, foram assinados dois documentos – já que a Ucrânia recusou assinar o mesmo papel que a Rússia – devendo o acordo vigorar durante quatro meses, sendo, no entanto, renovável.

Depois de dois meses de intensas negociações, os documentos visam criar um centro de controlo em Istambul, dirigido por representantes das partes envolvidas: um ucraniano, um russo, um turco e um representante das Nações Unidas, que deverão estabelecer o cronograma de rotação de navios no Mar Negro.

O acordo implica também que passe a ser feita uma inspeção dos navios que transportam os cereais, para garantir que não levam armas para a Ucrânia.

Estas inspeções, que serão realizadas tanto à saída como à chegada dos navios, deverão acontecer nos portos de Istambul.