Um vulcão da principal ilha de Kyushu, sul do Japão, entrou em erupção, expelindo cinzas e rochas, e, embora não haja feridos ou danos, obrigou à retirada de cinco dezenas de moradores de duas localidades na ilha japonesa de Kyushu.

A Agência Meteorológica do Japão subiu o alerta de erupção para o nível mais alto e aconselhou os 51 moradores de duas localidades perto do vulcão Sakurajima a abandonarem o local.

Na manhã desta segunda-feira, 33 pessoas já o tinham feito e encontravam-se num posto de enfermagem, localizado numa área mais segura da região.

O vulcão Sakurajima entrou em erupção por volta das 20h05 (hora local) deste domingo, atirando rochas enormes até 2,5 quilómetros quilómetros de distância na região de Kagoshima.

Imagens da televisão pública nipónica NHK do mostraram chamas alaranjadas perto da cratera e fumo escuro das cinzas a subir desde o topo da montanha até ao céu noturno.

“Colocamos a vida das pessoas em primeiro lugar e faremos o possível para avaliar a situação e responder a qualquer emergência”, assegurou aos jornalistas o porta-voz das autoridades locais, Yoshihiko Isozaki

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O mesmo responsável pediu aos habitantes da área que prestem a máxima atenção às últimas atualizações fornecidas pelas autoridades por forma a proteger as suas vidas.

Fonte: CNN

A agência meteorológica alertou para a eventualidade de queda de rochas vulcânicas em áreas dentro de um raio até três quilómetros da cratera e para o possível fluxo de lava, cinzas e gás abrasador numa extensão de dois quilómetros.

Sakurajima, a cerca de mil quilómetros a sudoeste de Tóquio, é um dos vulcões mais ativos do Japão e tem entrado em erupção repetidamente. Era inicialmente uma ilha, mas tornou-se uma península após uma erupção em 1914.

2 fotos

Atualizada às 13h10 de 25 de julho de 2022