O conhecido ator David Warner morreu, no domingo, aos 80 anos vítima de um cancro que enfrentava há mais de um ano e meio. A família anunciou a sua perda num comunicado com “o coração destroçado”, revelando à BBCNews que sempre aceitou e falou da doença com “elegância e dignidade”.

Vilão Spicer Lovejoy no filme “Titanic” (1997), o ator britânico estava na casa de repouso de Denville Hall, espaço procurado por muitos artistas.

O seu rosto também era conhecido da famosa saga “Star Trek” como Chancellor Gorkon, ou ainda de “Tron” (como Ed Dillinger), marcos numa carreira que começou no cinema com um pequeno papel em 1962 em “Siga a Marinha” e em “The King’s Breakfast” assumindo mais destaque em títulos como “O Génio do Mal” (1976).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O grande impulso no grande ecrã veio em 1966, quando foi o protagonista Morgan Delt em “Morgan – Um Caso para Tratamento”, com o qual foi nomeado ao prémio de melhor ator do British Academy Film Awards (BAFTA).

Quase vinte anos depois, em 1981, David Warner ganhou um Emmy como ator secundário no papel de Pomponius Falco numa pequena série de televisão chamada “Masada”. O seu último papel foi em 2018, no “Regresso de Mary Poppins”.

O ator formou-se na Royal Academy of Dramatic Art, mas segundo a BBCNews,  descrevia a sua educação como “confusa” e afirmava que o seu meio familiar era “disfuncional”. Com a ajuda de um professor que apoiou o seu interesse inicial pelo teatro, utilizava a representação como uma fuga para os problemas.