As forças armadas da China tornaram-se “notoriamente mais agressivas” na região do Indo-Pacífico, disse o general Mark Milley, a principal figura militar dos EUA, durante uma visita à Indonésia. Nos últimos cinco anos naquela região, assinala este responsável, aumentou de forma significativa o número de cruzamentos de forças aliadas com aeronaves e navios militares chineses.

“A minha mensagem é que os militares da China, no ar e no mar, tornaram notoriamente, significativamente mais agressivas nesta região, em particular”, afirmou o General Milley a caminho de um encontro com os responsáveis militares indonésios – ao mesmo tempo que o Presidente do país, Joko Widodo, se prepara para voar até Beijing para um encontro com o Presidente chinês, Xi Jinping.

Além das declarações públicas, de acordo com a Associated Press, Milley também falou com jornalistas que viajaram com ele e partilhou algumas considerações sobre os receios de que a China possa invadir Taiwan.

“Isto é uma zona onde a China está a tentar alcançar outros territórios e isso é importante porque não estão a fazer isso apenas por razões benignas“, terá afirmado o general Mark Milley. “Estão a tentar expandir a sua influência nesta região e isso tem consequências potenciais que não são particularmente favoráveis para os nossos aliados e parceiros na região”, concluiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR