A Associação do Cluster Agroindustrial do Centro (InovCluster) tem 14 projetos em curso, aos quais se juntam mais dois projetos aprovados, num financiamento total de cerca de 1,5 milhões de euros para 2022.

Com 14 projetos em curso, dois projetos aprovados, três candidaturas submetidas e quatro em preparação, a InovCluster reforça a ambição e o dinamismo para continuar a trabalhar numa estratégia de cooperação, de estímulo à inovação e internacionalização de empresas do setor, apoiando o seu desenvolvimento”, explicou a diretora executiva, Christelle Domingos.

O Cluster Agroindustrial do Centro tem ainda como objetivo capacitar as empresas em áreas como a inovação, a internacionalização, a indústria 4.0, a economia circular, os alimentos saudáveis e bioeconomia, bem como nas áreas das plataformas de inovação definidas para a região Centro (RIS3).

Outro aspeto a destacar é o reforço das relações de cooperação com entidades ligadas ao setor agroalimentar e áreas complementares, onde assume um papel ativo na promoção de parcerias nacionais e internacionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Paralelamente, a InovCluster tem também revelado um forte dinamismo na captação de novos associados, contando, atualmente, com mais nove, integrados nos setores turístico, das conservas de peixe, dos frutos secos ou da produção de snacks, perfazendo um total de 178 associados”, salientou a diretora executiva.

Já no que respeita às atividades desenvolvidas, destacam-se as ações de produto do mês através do projeto FUSILLI, realizadas no mercado municipal de Castelo Branco, as ações de promoção do Queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) em toda a região Centro, o apoio a investimentos de inovação a PME (pequenas e médias empresas) e participações em feiras internacionais, realização de candidaturas, entre outras.

A InovCluster, com sede nas instalações do Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, em Castelo Branco, tem como objetivo o aumento da competitividade dos sistemas produtivos locais e regional e para a afirmação da região Centro de Portugal ao nível nacional e internacional.