Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Macedónia do Norte discutiram, esta terça-feira de manhã, uma intensificação das relações bilaterais, na sequência da abertura de negociações para adesão daquele país à União Europeia.

João Gomes Cravinho, que referiu, em conferência de imprensa conjunta realizada a seguir à reunião, em Skopje, ser a primeira vez que está na Macedónia do Norte, fez questão de dar os parabéns ao novo candidato à União Europeia.

“Parabéns pelo avanço histórico de 19 de julho, é um momento verdadeiramente histórico“, afirmou.

A reunião serviu para “intensificar as relações bilaterais e discutir formas de enfrentar os desafios políticos, de segurança e económicos que a Europa enfrenta” atualmente, referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros macedónio, Bujar Osmani, numa mensagem divulgada na rede social Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A geografia não interessa quando estão em causa relações com amigos”, acrescentou.

Gomes Cravinho, que está esta terça-feira na Macedónia do Norte no âmbito de uma visita a este Estado e à Albânia — os dois países que iniciaram negociações para aderir à União Europeia — vai encontrar-se ainda com o Presidente da República macedónio, o primeiro-ministro e com o vice-primeiro ministro responsável pelos Assuntos Europeus.

Na segunda-feira, Gomes Cravinho esteve em Tirana, onde também garantiu à ministra dos Negócios Estrangeiros, Olta Xhacka, querer intensificar as relações bilaterais em áreas como a política, a economia e a educação.

Minstro dos Negócios Estrangeiros português quer intensificar relações bilaterais com Albânia

O ministro sublinhou ainda o apoio de Portugal à adesão daqueles países à União Europeia.

A abertura das negociações, que Skopje e Tirana há muito aguardavam, aconteceu depois de a Macedónia do Norte ter assinado, no dia 17, um protocolo bilateral com a Bulgária, que permitiu desbloquear um longo impasse que afetava também a Albânia.