A cantora angola Pongo cancelou a atuação marcada para esta quarta-feira no Festival Músicas do Mundo (FMM), em Sines (Setúbal), “por motivos alheios à sua vontade“, sendo substituída por Flávia Coelho Soundsystem, anunciou a organização.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Sines avançou que “por motivos alheios à sua vontade” a artista Pongo “cancelou o seu concerto” previsto para esta quarta-feira, às 23h00, no Castelo, o palco principal do festival.

O concerto de Pongo será substituído pelo espetáculo da brasileira Flávia Coelho que atua em Sines acompanhada pelo compositor e produtor dos seus álbuns, o francês Victor Vagh.

A brasileira Flávia Coelho “traçou um caminho musical autodidata cantando nos bares, clubes e bairros simples do Rio de Janeiro“, adiantou a organização.

“Radicada em Paris desde 2006, a cantora, autora e compositora carioca, filha de pais nordestinos, mistura influências do reggae, hip hop, pop, sonoridades africanas e brasileiras”, lê-se no comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A cantora, que regressa a Sines, depois de atuar em 2019, garante “um espetáculo em configuração ‘sound system‘, revisitando o seu repertório remixado e as suas colaborações com produtores do ‘dance-floor’ e também interpretando clássicos da cultura ‘sound system’, passando pelo baile funk carioca”, acrescentou a mesma fonte.

O FMM decorre no concelho de Sines até sábado, depois de uma pausa de dois anos devido à pandemia de Covid-19, com uma programação que inclui 47 concertos de artistas de quatro continentes.

Ava Rocha, Bia Ferreira, Letrux (Brasil), Ana Tijoux (Chile), Queen Ifrica (Jamaica), Omara Portuondo (Cuba), Dominique Fils-Aimé (Quebeque), Dulce Pontes e Sara Correia (Portugal) são algumas das artistas que se encontram no cartaz do 22.º FMM.

Seun Kuti & Egypt 80, Etuk Ubong (Nigéria), James BKS (Camarões), Re:Imaginar Monte Cara (Cabo Verde), Club Makumba, Fado Bicha, Pedro Mafama (Portugal), Albert Pla e Angélica Salvi (Espanha) estão também entre os artistas confirmados este ano.

À semelhança de edições anteriores, a programação reparte-se entre a aldeia de Porto Covo, onde decorreu de sexta-feira a domingo, e a cidade de Sines, de 25 a 30 de julho.

Além dos concertos, a programação do festival inclui uma série de iniciativas paralelas, como exposições, ‘workshops’, visitas guiadas, animação de rua, uma feira do livro e do disco e debates.