Um total de 74,8 milhões de euros vai financiar 630 novos projetos científicos ao abrigo de um concurso lançado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) cujos resultados provisórios foram esta quarta-feira divulgados.

Os projetos, que serão financiados pela FCT, foram selecionados no âmbito da edição deste ano do concurso de projetos de investigação e desenvolvimento em todos os domínios científicos, que teve uma taxa de sucesso de 15,4%.

Comparativamente com 2021, em 2022 há mais 79 projetos recomendados para financiamento, após a avaliação, com uma verba total ligeiramente inferior, na ordem de menos 100 mil euros.

Os resultados divulgados, decorridos mais de quatro meses sobre o fim do prazo para a submissão de candidaturas, podem ainda ser contestados pelos candidatos – neste caso pelas instituições científicas – em sede de audiência prévia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Serão apoiadas duas categorias de projetos: 225 projetos com uma duração máxima de três anos e financiamento máximo por cada de 250 mil euros e 405 projetos ditos exploratórios com uma duração de ano e meio e financiamento máximo por cada de 50 mil euros.

Ciências médicas e da saúde, ciências da engenharia e tecnologias e ciências naturais são as áreas científicas com mais projetos selecionados.

Os investigadores que lideram os projetos aprovados são na maioria mulheres (55,7%) e uma parte (11,3%) são estrangeiros, de 22 nacionalidades, que trabalham em laboratórios em Portugal e coordenam 71 dos trabalhos que serão financiados, segundo uma nota publicada no portal da FCT.

Foram avaliadas 4.093 candidaturas admitidas – de um total de 4.101 entregues – por 557 peritos internacionais, que consideraram “o mérito científico e o caráter inovador do projeto, o mérito científico da equipa de investigação, a exequibilidade do programa de trabalhos e o contributo para a acumulação de conhecimentos e competências”.

A FCT adianta que os 630 novos projetos aprovados juntam-se aos 2.301 atualmente em execução.

O concurso para financiamento de projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico em todas as áreas científicas tem uma periodicidade anual.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia é a principal entidade, na dependência do Governo, que subsidia a investigação científica em Portugal.