Um terramoto de magnitude 7 na escala de Richter atingiu esta quarta-feira as Filipinas causando 5 mortes e 60 feridos segundo de acordo com o portal de notícias filipino Rappler.

O Conselho Nacional de Redução e Gestão de Riscos de Desastres e o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia já descartaram a ameaça de tsunami.

O sismo localizou-se na província de Abra e foi sentido em várias zonas de Luzon tendo o ministro do Interior, Benhur Abalos, revelado que as vítimas mortais registaram-se em Benguet, Abra e na província de Mountain.

Em Abra, um homem morreu após ser atingido pela queda de placas de cimento na sua casa, onde pelo menos 25 outras pessoas ficaram feridas. Já na cidade montanhosa de La Trinidad, na província de Benguet, foi um trabalhador da construção civil  que morreu onde algumas estradas foram fechadas por deslizamentos de terras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Relatos dos órgãos de comunicação social dão conta de como cinco pessoas ficaram feridas quando rochas e outros fragmentos de estruturas caíram sobre as suas viaturas na província de Mountain, perto de Benguet, disseram as autoridades.

Doentes, alguns em cadeiras de rodas, e pessoal médico foram retirados de pelo menos dois hospitais em Manila, por precaução, após terem sido encontradas algumas pequenas fissuras nas paredes.

As Filipinas situam-se no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área que acumula cerca de 90% da atividade sísmica e vulcânica mundial, e que é abalada por cerca de sete mil tremores de terra por ano, a maioria deles moderados. Mas ainda está na memória de muitos filipinos o terramoto de magnitude 7,7 que matou quase duas mil pessoas no norte do país, em 1990.

Notícia atualizada às 07h08 de quinta-feira