O PSD questionou o Governo acerca do “atraso” nas obras do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, segundo um requerimento do deputado Firmino Pereira a que a Lusa teve acesso.

É perceção generalizada, neste momento, que a empreitada se encontra muito atrasada e que o prazo de conclusão não será cumprido”, refere o deputado no texto a que a Lusa teve acesso.

O também antigo vice-presidente da Câmara de Gaia lembra que o tabuleiro inferior da ponte “é a única ligação à cota baixa entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia”, sendo a sua ligação rodoviária e pedonal “fundamental entre as duas cidades, dado no momento atual não existir alternativa”.

Considero muito preocupante o atraso da empreitada de reparação e manifesto também alguma estranheza e perplexidade na resposta da Infraestruturas de Portugal” [IP], diz Firmino Pereira, referindo-se a uma notícia do Jornal de Notícias (JN) de 7 de julho.

Segundo o deputado, a IP “não indicia prazo para conclusão da empreitada e não refere qual o procedimento processual para financeiramente concluir a mesma”.

“Tudo indica que o atraso da obra será superior a um ano”, antecipa Firmino Pereira.

Assim, o parlamentar questiona o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, que tutela a IP, “se o valor da adjudicação se encontra esgotado, faltando ainda metade da empreitada” e “qual o valor de trabalhos a mais e revisão de preços necessários”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O antigo autarca gaiense pergunta ainda “se o valor de trabalhos a mais e valor da adjudicação inicial são suficientes para concluir a empreitada”, se será “necessário abrir novo concurso público” e “qual o prazo previsto para conclusão da reparação do tabuleiro inferior”.

A Lusa questionou a IP acerca do tema e aguarda resposta.

A empreitada de reabilitação e reforço do tabuleiro inferior desta travessia sobre o rio Douro, com um investimento de 3,3 milhões de euros, visa reparar um conjunto de anomalias já identificadas, a maioria das quais relacionada com a corrosão superficial de elementos metálicos e outras que venham a ser identificadas no decorrer das obras.

Os trabalhos na ponte metálica, construída entre 1881 e 1886, iniciaram-se a 14 de outubro de 2021, com duração prevista de um ano

Gaia reforça transportes públicos durante obras que vão fechar Ponte Luíz I um ano