O antigo operador de telefoto da agência Lusa Válter Aguiar morreu na noite de quarta-feira, em Lisboa, aos 67 anos, disse fonte familiar.

Nascido na freguesia do Candoso, concelho de Vila Flor (Bragança), a 04 de outubro de 1955, Valter Lopes de Aguiar ingressou na Lusa na sua fundação, em 1986, depois de ter iniciado a sua carreira profissional em 1977, na antiga agência ANOP — Agência Noticiosa Portuguesa, e passado pela Notícias de Portugal e a antiga UPI — United Press International.

Licenciado em História, ao longo dos seus 30 anos de trabalho na agência Lusa, exerceu funções de operador de telefoto, de 1990 a 1996, e foi coordenador do Centro de Documentação e Imagem, de 1996 até 2003. Estava reformado desde maio deste ano.

“A incrível memória” de Válter Aguiar, a sua cultura e o conhecimento que sempre manteve sobre os temas da atualidade são destacados pelos seus antigos camaradas de redação, que recordam nele “o bom colega”, com quem sempre podiam contar.

Na área da fotografia, Válter Aguiar é também lembrado como “um dos primeiros operadores de telefoto” em Portugal, atividade essencial em agência, na era pré-digital.

O velório de Válter Aguiar realiza-se na sexta-feira na Capela dos Capuchinhos, em Benfica, e o funeral será sábado no cemitério do Alto de S. João, em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR