As autoridades ucranianas avançaram esta quinta-feira que um ataque russo atingiu a academia de voo da Universidade Nacional de Aviação em Kropivnitsky, no sul da Ucrânia, e fez pelo menos cinco mortos e 25 feridos, incluindo civis.

“Dois hangares foram atingidos. Até  agora 25 pessoas foram levadas para o hospital e receberam assistência médica. Cinco pessoas morreram”, afirmou o governador da administração militar da província de Kirovohrad, Andriy Raikovich, num vídeo partilhado na rede social Telegram.

Já em declarações à televisão pública ucraniana, o representante precisou que quatro das vítimas mortais são civis, enquanto os feridos são 13 civis e 12 militares.

O mesmo representante alertou que o número de vítimas pode ainda aumentar.

Segundo relatou o governador, também citado pela agência Interfax-Ucrânia, o ataque com mísseis, que afirmou serem russos, danificou “equipamento aeronáutico“, um avião civil An-26 e aviões de treino, bem como edifícios localizados nas imediações.

De acordo com Andriy Raikovich, o tipo de mísseis utilizado pelas forças russas ainda não está determinado, porém foram contabilizados pelo menos dois disparos.

Este é o segundo ataque que visa a região de Kropivnitsky, depois de outros mísseis russos terem danificado a pista e o edifício de uma companhia ferroviária ucraniana a 23 de julho, causando três vítimas mortais e 16 feridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR