A EDP Renováveis anunciou a compra de 70% da Kronos Solar Projets, empresa de desenvolvimento solar com sede na Alemanha. Com este negócio avaliado em 250 milhões de euros, a EDPR consegue entrar nos mercados da Alemanha e dos Países Baixos que apresentam objetivos renováveis ambiciosos, “dado o aumento da importância dada à segurança da entrega de energia e da sua independência”, refere a empresa em comunicado. A Alemanha é o maior mercado europeu de energia solar.

A Kronos tem uma larga experiência no desenvolvimento de projetos de energia solar com uma capacidade total de 1,4 GW instalados em vários países europeus: Alemanha, França, Reino Unido, Países Baixos e um pipeline de projetos em desenvolvimento de mais de 9 GW (gigawatts). A EDP Renováveis sublinha que a transação irá permitir à empresa expandir a sua atividade em 12 países europeus, com destaque para a Alemanha onde está cerca de 50% do portefóleo solar desenvolvido pela Kronos.

Os fundadores da empresa vão manter 30% do capital e continuar envolvidos na gestão da operação, o que assegura um maior alinhamento entre os objetivos dos dois acionistas. O preço de aquisição de 250 milhões de euros prevê uma taxa de sucesso adicional a pagar entre 2023 e 2028 em função da capacidade solar disponibilizada pela Kronos. E uma opção para adquirir os restantes 30% do capital a partir de 2028.

A propósito desta aquisição, o presidente executvo da EDP, Miguel Stilwell d’Andrade refere: “Estamos muito satisfeitos por termos chegado a este acordo com a Kronos, que nos permitirá iniciar o nosso caminho na Alemanha e na Holanda, dois mercados com elevado potencial para as energias renováveis, e reforçar a nossa posição em França e no Reino Unido. Temos grandes expectativas no que diz respeito, em particular, à Alemanha, já que é um mercado estratégico na Europa, com metas de crescimento reforçadas nas renováveis . Com esta operação, a EDP fortalece ainda mais a sua posição no segmento solar e o seu compromisso com a aceleração da transição energética”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR