O basquetebol perdeu uma das maiores lendas de que há memória: Bill Russell, antiga estrela dos Boston Celtics que é ainda hoje o jogador que mais títulos da NBA conquistou, morreu este domingo aos 88 anos. A notícia foi adiantada pela família através das redes sociais, revelando ainda que o norte-americano morreu acompanhado pela mulher, Jeannine.

“É com o coração muito pesado que gostaríamos de informar os amigos, fãs e seguidores de Bill Russell do seguinte: Bill Russell, o mais prolífico vencedor da história do desporto norte-americano, morreu de forma muito pacífica este domingo aos 88 anos, com a sua mulher, Jeannine, ao seu lado”, pode ler-se no início do comunicado, que continua com uma descrição dos feitos do atleta. “A mulher do Bill, Jeannine, assim como todos os amigos e família, agradecem-vos por terem mantido o Bill nas vossas orações. Talvez recordem um ou dois dos momentos brilhantes que ele nos deu ou revivam a típica gargalhada que tinha enquanto nos deliciava com as verdadeiras histórias por detrás desses momentos”, termina a nota.

Nascido no Louisiana, em 1934, Bill Russell destacou-se na universidade ao serviço dos San Francisco Dons, levando a equipa à conquista de dois campeonatos universitários consecutivos nos anos 50. Chegou aos Boston Celtics em 1956, o ano em que também capitaneou a seleção dos Estados Unidos até à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Melbourne. Nos 13 anos seguintes, até 1969, disputou quase mil jogos, marcou mais de 14 mil pontos e conquistou uns históricos 11 títulos da NBA — um número que é um recorde absoluto até aos dias de hoje.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Eleito MVP da NBA em cinco ocasiões, foi ainda 12 vezes All-Star e era tido de forma genérica como um dos melhores jogadores de sempre, tendo liderado a ascensão dos atletas negros no basquetebol norte-americano nos anos 60. Com a típica camisola verde e branca e o número 6 nas costas, Bill Russell construiu uma carreira que lhe permitiu depois ganhar a experiência para saltar para o papel de treinador, tendo ainda orientado os próprios Boston Celtics, os Seattle SuperSonics e os Sacramento Kings nas décadas de 70 e 80.