O Chega/Açores alertou esta segunda-feira para “atrasos preocupantes“, que estão a causar “enormes transtornos“, na empreitada de requalificação da Ribeira da Vinha Brava, em Angra do Heroísmo, na Terceira, e solicitou esclarecimentos ao Governo Regional.

“As obras de requalificação da Ribeira da Vinha Brava, em Angra do Heroísmo, revelam atrasos preocupantes, estando a causar enormes transtornos às pessoas e às empresas que ali circulam”, aponta o deputado do Chega no parlamento açoriano, José Pacheco, citado numa nota do partido a propósito de um requerimento enviado este dia ao Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM).

Segundo o Chega/Açores, o Governo Regional adjudicou a obra de requalificação da Ribeira da Vinha Brava em 8 de junho de 2021 e a empreitada tinha “um prazo de execução de 180 dias pelo preço contratual de 716.012,45 euros“.

As obras “decorrem há largos meses provocando muitos transtornos à população e, em particular, a todos quantos necessitam de circular na rotunda do Lameirinho, localizada junto à Casa de Saúde de São Rafael”, e que é “um ponto de passagem, quase obrigatório, para quem circula naquela área“, refere o partido.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Chega/Açores enviou, por isso, um requerimento ao Governo Regional dos Açores, a solicitar esclarecimentos sobre a obra, nomeadamente a data de conclusão da empreitada de requalificação da Ribeira da Vinha Brava, e questionando se a obra “está ou não atrasada”.

“Estão previstas penalizações pelo incumprimento contratual e quais são estas penalizações”, interroga ainda o partido.

O CHEGA pretende saber, igualmente, se “houve alguma alteração ao projeto inicial da obra de requalificação“, o prazo para a execução da empreitada na sua totalidade e o custo final da obra.

Segundo José Pacheco, “importa averiguar o que se está a passar e ter uma resposta do Governo Regional e da Secretaria Regional do Ambiente, a bem da transparência e do bem-estar da população de Angra do Heroísmo”.