A ASAE apreendeu 1.100 quilos (kg) de frutos e produtos hortícolas frescos, no valor de 2.200 euros, e instaurou 23 processos contraordenacionais em operações de fiscalização da comercialização de hortofrutícolas em mercados abastecedores.

Como balanço da ação, a Autoridade de segurança Alimentar e Económica (ASAE) assinala a fiscalização de 262 operadores económicos e a instauração de 23 processos contraordenacionais.

As principais infrações detetadas foram a falta de preços em bens, a falta de indicações (variedade, origem e categoria) e a falta de controlo metrológico de pesos, informa em comunicado hoje divulgado.

A operação de fiscalização foi direcionada aos mercados abastecedores, de norte a sul do país, com o objetivo de verificar o cumprimento das regras estabelecidas para a comercialização de hortofrutícolas frescos, especialmente os requisitos de segurança alimentar, práticas leais de comércio e informação aos consumidores.

Nas operações de fiscalização foram ainda apreendidos cinco instrumentos de pesagem, além de aproximadamente 1.100kg de frutos e produtos hortícolas frescos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR