O Plano Municipal para a Integração de Migrantes 2.ª Geração (PMIM 2G), realizou mais de 1.500 atendimentos no primeiro semestre de 2022, anunciou esta terça-feira a Amato Lusitano —  Associação de Desenvolvimento (ALAD).

Neste primeiro semestre de 2022, já chegaram a Castelo Branco, concretamente ao PMIM, 544 novas pessoas migrantes e refugiadas nacionais de países terceiros”, refere, em comunicado, a ALAD.

Estas pessoas, vindas de mais de 30 países distintos, sentem como necessidades prioritárias o apoio à legalização e apoio social.

A estas necessidades são prestadas respostas pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Castelo Branco (CLAIM) que, desde janeiro, já realizou 1.586 atendimentos”, lê-se na nota.

O PMIM 2G tem como objetivo dar resposta às necessidades identificadas pela comunidade imigrante e, também, dar resposta às necessidades identificadas do Diagnóstico Social do concelho de Castelo Branco e no Plano Nacional de Implementação do Pacto Global para as Migrações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste sentido, o projeto assume como objetivo principal garantir a resposta à integração e migração legal no concelho de Castelo Branco, mobilizando a participação de vários parceiros locais e regionais e da população em geral.

É um ano atípico no que diz respeito à chegada de novas pessoas migrantes e refugiadas a Castelo Branco, não só pela situação de conflito na Ucrânia em que Castelo Branco já acolheu 80 famílias refugiadas, mas também por fatores sociopolíticos, demográficos e económicos”, segundo a ALAD.

O PMIM 2G tem como entidade beneficiária a Câmara de Castelo Branco que apresentou a candidatura e a ALAD é o parceiro operacional, sendo que o projeto termina a 31 de dezembro de 2022.