As matrículas de automóveis ligeiros de passageiros elétricos novos registaram um aumento de 48,9% em julho, em termos homólogos, totalizando 1.255 unidades, anunciou esta terça-feira a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Em comunicado, a associação disse que, em julho, foram matriculados em Portugal 4.614 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, plug-in e híbridos elétricos, o que representa um crescimento de 17,9%, face ao mesmo mês de 2021.

Já no conjunto dos primeiros sete meses do ano, as matrículas de automóveis ligeiros de passageiros deste tipo totalizaram 31.655 unidades, o que traduz um aumento homólogo de 17,3%.

Apenas no que diz respeito a automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, entre janeiro e julho verificou-se um aumento de 60,6%, comparativamente ao mesmo período do ano anterior, tendo sido matriculadas 8.892 unidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quanto aos automóveis ligeiros de mercadorias elétricos, plug-in e híbridos elétricos, registou-se um crescimento de 150%, em julho, face ao mês homólogo de 2021, totalizando 45 unidades matriculadas.

Segundo a ACAP, em termos acumulados, este mercado atingiu 395 unidades matriculadas até julho, representando um crescimento de 213,5% face ao mesmo período do ano anterior.

Em julho, verificou-se um aumento de 168,8% nas matrículas de automóveis ligeiros de mercadorias novos elétricos, comparativamente ao mesmo mês de 2021, enquanto entre janeiro e julho o crescimento foi de 233,9%.

Já no que diz respeito aos automóveis pesados de passageiros e de mercadorias, verificou-se uma queda de 100%, em julho, uma vez que não foram matriculados automóveis elétricos deste tipo.

Nos primeiros sete meses do ano, registou-se uma queda de 66,7%, tendo sido apenas matriculado um veículo pesado elétrico novo.