O Presidente da Ucrânia celebrou esta terça-feira a chegada à Turquia do primeiro navio carregado com cereais que estavam retidos no país, afirmando que na Rússia compreendem que este passo significa perder uma “oportunidade” para continuar a “aterrorizar” o mundo.

Para Zelensky, a crise alimentar é vista como mais uma arma da Rússia para conseguir concessões políticas na guerra, algo que diz estar agora a ser feito com o fornecimento de gás. “A Rússia cria um défice, instiga o aumento dos preços e, quando isso provoca inquietação social, exige concessões políticas. Não deve funcionar com os alimentos“, sublinhou.

No discurso habitual, o líder ucraniano destacou que as exportações são também importantes para que os agricultores e as empresas agrícolas tenham recursos suficientes para trabalhar no próximo ano. O passo seguinte é garantir a “regularidade” necessária ao país e aos consumidores dos produtos ucranianos.

Este é um assunto de segurança alimentar também para o nosso país – estamos a garantir [a colheita] do próximo ano.”

Na semana passada, Zelensky mostrou desconfiança quanto à atitude que a Rússia vai assumir quanto à continuação das exportações, alertando que o país pode não se abster de as perturbar. Apesar disso, mostrou-se otimista de que o primeiro carregamento de cereais a deixar a Ucrânia seja um sinal “positivo” de que é possível impedir uma crise alimentar global.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Não pode haver “ilusões”: Zelensky alerta que Rússia pode não se abster de perturbar exportações

O Razoni foi o primeiro navio a partir da Ucrânia carregado com cereais ucranianos. Com destino ao Líbano, a embarcação saiu do porto de Odessa na segunda-feira com 26 mil toneladas de milho. Ancorou esta terça-feira em Istambul, na Turquia, onde faz uma paragem obrigatória para ser inspecionado. A medida faz parte do acordo assinado pela Ucrânia e Rússia com a Turquia e as Nações Unidas para retomar a exportação de cereais.