Uma explosão, ao início da tarde desta quarta-feira numa fábrica da Eurenco, na região da Dordonha, em França, fez oito feridos, um deles em estado grave, avança a imprensa francesa que cita o presidente da autarquia Jonathan Prioleaud.

A origem da explosão ainda não é conhecida, mas ocorreu numa unidade de produção de nitrocelulose onde trabalhavam, no momento, cerca de 40 pessoas.

A fábrica está classificada ao abrigo da diretiva 96/82 da União Europeia, conhecida como diretiva Seveso, que impõe os Estados-Membros da UE a identificação de zonas industriais que apresentam riscos de acidentes graves.

Ainda que o autarca local peça às pessoas para que evitem a área, a polícia afirmou ao FranceInfo que “o risco de propagação é baixo, dado o pouco vento”. Segundo Jonathan Prioleaud, o risco de “toxicidade também é baixo uma vez que a nitrocelulose explodiu”: “Nada mais acontece”.

A nitrocelulose é utilizada na base da produção de pós para armamento militar, tiro ou dinamite e o local está classificado como limiar Seveso alto por causa do “risco de incêndio e tóxico”, “armazenamento” e “manuseio de produtos explosivos e ácidos” de acordo com um documento da autarquia da Dordonha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR