Tal como a Stellantis e a Mercedes, também a BMW arrancou para a sua aventura eléctrica com plataformas multi-energia – isto, claro está, se esquecermos o i3 de 2013 –, capazes de acomodar mecânicas a combustão ou eléctricas e respectivas baterias, de forma a reduzir os investimentos, sobretudo os que implicam alterações profundas nas linhas de produção. Mas o CEO da BMW, Oliver Zipse, prometeu que em Janeiro do próximo ano o construtor irá revelar a nova plataforma específica para modelos a bateria, sendo muito provável que preveja igualmente versões alimentadas por célula de combustível a hidrogénio, tecnologia em que os alemães também trabalham.

Denominada Neue Klasse (“Nova Classe”, em português), a nova plataforma deixará de prever uma frente tão comprida, uma vez que deixa de haver necessidade de montar motores com seis cilindros em linha ou V8, permitindo assim habitáculos mais espaçosos para o mesmo comprimento total. Poderá ainda ser concebida para integrar o pack de baterias, perseguindo simultaneamente uma redução de peso e um aumento de rigidez, como a Tesla já faz e a VW anunciou pretender abraçar com a próxima Premium Platform Electric (PPE), que em breve dará origem aos eléctricos Audi A6 e Porsche Macan.

Depois de apresentada em Janeiro de 2023, a Neue Klasse será exibida ao público no International Motor Show (IAA), o salão automóvel alemão que abre as portas a 5 de Setembro, o que significa que a BMW jogará em casa, uma vez que este evento se mudou de Frankfurt para Munique, onde está a sede da marca. Contudo, para conhecer os primeiros veículos eléctricos construídos sobre a Neue Klasse será necessário esperar por 2025.

Antecipando a estratégia da marca para dentro de três anos, Oliver Zipse, nuns documentos associados aos dados financeiros do primeiro trimestre, afirmou que “a BMW dará um salto gigantesco com a nova plataforma, com a Neue Klasse a representar o que o Grupo BMW defende para o futuro”. E, indo ao encontro das expectativas dos fãs da marca, o CEO levantou a ponta do véu sobre o que esperar em 2025: “Vamos começar por apresentar uma berlina eléctrica no segmento do Série 3, bem como um SUV desportivo.” Além da berlina e da referência evidente a um SUV com formas de coupé, haverá garantidamente mais novidades na calha, pois Zipse assegura que “a Neue Klasse representará 50% das vendas do grupo (BMW, Mini e Rolls-Royce) até 2030″.

A revelação destes dados foi acompanhada do anúncio de que o grupo alemão obteve lucros antes de impostos de 24,5% no primeiro semestre de 2022, o que resultou de um incremento de 21,6% só no 2.º trimestre do ano. De acordo com a BMW, grande parte da evolução ficou a dever-se ao desempenho muito positivo da subsidiária chinesa BBA.

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