O novo concurso público para a concessão do Paço Real de Caxias, no concelho de Oeiras, já foi lançado e prevê um investimento para a sua recuperação de 11 milhões de euros, divulgou esta quinta-feira o Governo.

O Paço Real de Caxias foi construído em meados do século XVII, por iniciativa do Infante D. Francisco de Bragança, e veio a ser concluído pelo futuro rei D. Pedro V, estando classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1953.

Em comunicado, o Ministério da Economia e do Mar refere que o imóvel será, no âmbito deste novo procedimento, concessionado por um período de 50 anos, com uma renda anual mínima de 174.912 euros.

A tutela estima ainda um investimento de recuperação na ordem dos 11 milhões de euros.

O Paço Real de Caxias já tinha sido concessionado em março de 2020, visando a sua recuperação e requalificação e para que lhe fosse dado um uso turístico.

Contudo, a celebração do contrato coincidiu com o início da pandemia de Covid-19 e, já em 2022, foi reconhecida a “inviabilidade da execução” e as partes acordaram na sua revogação, sendo agora lançado novo concurso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os investidores interessados terão agora um prazo de 48 dias para apresentação de propostas no novo concurso, em condições idênticas às do concurso anterior”, lê-se na nota da tutela.

Este equipamento é um dos 33 imóveis inscritos na primeira fase do Revive, um programa conjunto das áreas governativas da Economia, Cultura, Finanças e Defesa, com o objetivo de “recuperar e valorizar património público devoluto e reforçar a atratividade dos destinos regionais”.

O programa integra já 52 imóveis, sendo desenvolvido também em articulação com as autarquias locais.