A Stellantis, tradicionalmente a 3.ª classificada no ranking dos eléctricos mais vendidos em solo europeu, surpreendeu ao ascender ao 2.º lugar nas vendas deste tipo de veículos no primeiro semestre de 2022. Entre Janeiro e Junho, a Tesla caiu do 1.º lugar para 3.º, com o Grupo VW a subir uma posição, passando assim a liderar.

Carlos Tavares, o português que comanda os destinos do grupo franco-italo-americano, fez questão de realçar o feito, para mais obtido num período em que todos os fabricantes, de uma forma ou de outra, enfrentam dificuldades criadas pela pandemia, pelos problemas com os fornecedores e pela invasão da Ucrânia. “Estamos empenhados na luta pelos lugares de liderança dos BEV (eléctricos a bateria) no mercado europeu”, declarou o CEO da Stellantis à Automotive News.

Limitada pelo encerramento temporário da Gigafactory de Xangai devido à Covid-19, a fábrica que possui na China e que exporta para vários mercados asiáticos, mas também para o europeu, a Tesla caiu da liderança para apenas 78.277 unidades, o que a colocou na 3.ª posição entre os mais vendidos. Pelo contrário, o Grupo VW com todo o seu portefólio de marcas, ainda que igualmente limitado pela crise de fornecedores e pela guerra, colocou no mercado 116.307 veículos novos a bateria, o que lhe granjeou a liderança.

A Stellantis vendeu 105.413 modelos eléctricos entre Janeiro e Junho, posicionando-se cerca de 11 mil unidades atrás dos alemães da Volkswagen AG, mas confortavelmente à frente da Tesla (cerca de 27 mil unidades). Curiosamente, o eléctrico mais pequeno do grupo foi o “maior” nas vendas, com o Fiat 500e a aliciar 32.315 novos clientes, mais 72% do que no período homólogo de 2021. O 500e foi o veículo eléctrico mais vendido em Itália e em França no 2.º trimestre de 2022.

Da gama de modelos eléctricos da Stellantis, contribuiu ainda para este lugar no ranking o Peugeot e-208, que vendeu 21.918 unidades, mais 11% do que em 2021, enquanto o Opel Corsa-e comercializou 13.380 veículos. A Stellantis contou também com as vendas de eléctricos como o Peugeot e-2008, Citroën ë-C4, DS3 Crossback E-Tense e Opel Mokka-e, a que se juntarão o Peugeot e-308, ainda este ano, e o Opel Astra-e em 2023. Pelo que tudo indica que o grupo capitaneado por Carlos Tavares irá continuar a disputar a liderança.

A Tesla não esteve desta vez ao nível dos seus adversários, tendo transaccionado no último trimestre o menor volume de veículos dos últimos dois anos, devido ao fecho de fábricas decretado pelo Governo chinês. Ainda assim, o Model Y continua a ser o eléctrico mais vendido no mercado europeu durante o 1.º semestre, com 39.969 unidades, já com o ainda pequeno contributo da Gigafactory Berlim, seguido do Model 3, com 38.280 unidades, cujo volume de vendas caiu 25% face ao mesmo período do ano transacto. A resolução dos problemas de juventude da fábrica de Berlim, bem como o levantamento das proibições relativas à pandemia na China deverão permitir à Tesla regressar a um desempenho normal na segunda metade do ano.

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