A Câmara de Faro reforçou em 1,5 milhões de euros o orçamento para a construção da nova ponte da praia de Faro, devido ao aumento das matérias-primas motivado pela crise energética e a guerra, anunciou esta sexta-feira o município.

A verba que o município destinada à construção da ponte da praia de Faro situa-se agora nos 6,6 milhões de euros, depois “do reforço da verba adicional por parte da autarquia em cerca de 1,5 milhões de euros face ao inicialmente adjudicado”, precisou a Câmara algarvia num comunicado.

A revisão do preço agora aprovada pretende dar resposta à situação excecional que se verifica nas cadeias de abastecimento resultantes na crise global na energia, a pandemia e a guerra na Ucrânia”, justificou a Câmara presidida por Rogério Bacalhau (PSD).

O município argumentou que a crise criada nos mercados energéticos pela guerra na Ucrânia, depois de dois anos de pandemia de Covid-19, “tem provocado aumentos abruptos dos preços das matérias-primas, dos materiais e da mão-de-obra, com especial relevo na construção e impactos nos custos dos trabalhos previstos nesta empreitada”.

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A obra da nova ponte para a praia de Faro tem “uma importância crucial para o concelho”, conta “com um prazo de execução de 540 dias” e “deverá ter início ainda em 2022”, estimou a Câmara de Faro.

A autarquia frisou que a nova ponte para a praia de Faro vai “substituir a atual” e conta com um “traçado paralelo”, a nascente da infraestrutura que está em serviço, que é o único acesso rodoviário à ilha de Faro.

A mesma fonte referiu ainda que a separação prevista entre as duas pontes garante “uma distância que acautela, entre outros fatores, a necessidade de execução dos trabalhos de demolição da ponte atual”, cujos custos, sublinhou, “serão igualmente suportados pela autarquia“.

Os trabalhos de demolição serão efetuados “após a conclusão e entrada em funcionamento da nova estrutura”, que “vai cobrir uma distância de cerca de 180 metros” e ter “um tabuleiro de 11 metros de largura”.

Este tabuleiro vai acolher duas faixas para circulação automóvel, permitindo igualmente o acesso de transportes públicos coletivos à praia de Faro, contemplando ainda dois passeios pedonais, um deles com uma largura que permite a convivência da circulação pedonal com a ciclável”, salientou a Câmara de Faro, que vai ficar encarregada da manutenção da infraestrutura.

A construção da nova ponte da praia de Faro é uma ambição antiga da autarquia, com vários anos de avanços e recuos, depois de os três primeiros concursos para a sua adjudicação terem chegado ao fim sem qualquer concorrente.

Em março do ano passado, a Câmara de Faro anunciou que o quarto concurso tinha terminado com quatro candidaturas e, após a seleção de um dos concorrentes, as obras deveriam iniciar-se até final do ano, mas este prazo também foi afetado pela necessidade de revisão dos custos e de aprovação da verba adicional de 1,5 milhões de euros necessária para responder aos aumentos motivados pela crise energética e pela guerra na Ucrânia.

Aprovado agora o reforço, o município estima poder iniciar os trabalhos “ainda em 2022”.