Cozinhar pode ser uma tarefa demorada, mas existem alguns truques que podem ajudar. Se lhe apetece mesmo comer um hambúrguer e pretende economizar tempo ao cozinhá-lo… siga a matemática. Isso mesmo: a matemática.

Jean-Luc Thiffeault acredita que os cálculos teóricos sugerem que aumentar o número de vezes em que se vira a carne de um lado para o outro permite reduzir o tempo de confeção em quase um terço.

A revista Science News explica que o matemático utilizou a matemática para estudar como é que o calor se move através de um pedaço “infinito” de carne que se cozinha apenas na parte inferior e que se deixa a arrefecer na parte superior até que chegue o momento de o virar.

A análise do matemático mostra que, ao virar, a carne aquece de forma uniforme e isso acelera a confeção. Um maior número de voltas permite também cozinhá-la mais rapidamente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Porém, nem tudo parecem ser boas notícias. A economia de tempo começa a diminuir à medida que o número de voltas aumenta além de um certo limite. “Depois de três ou quatro voltas, o ganho é insignificante”, disse Jean-Luc Thiffeault.

A teoria do matemático da universidade de Wisconsin-Madison segue a do chef e escritor gastronómico J. Kenji López-Alt que, em 2019, percebeu que virar a carne a cada 15 segundos em vez de o fazer apenas uma vez reduz o tempo que leva a temperatura interna de um hambúrguer a atingir cerca de 52.º Celsis em quase um terço.

Ainda assim, o chef explica que a “ideia do hambúrguer perfeito não faz sentido” e que “tudo” se baseia naquilo que a pessoa pretende e “quer”.