Siga aqui o nosso liveblog da visita de Nancy Pelosi a Taiwan

A China anunciou esta sexta-feira que vai impor sanções não especificadas à líder do Congresso dos EUA, Nancy Pelosi, na sequência da sua visita de terça-feira a Taiwan, território que Pequim considera fazer parte do país.

Em comunicado divulgado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China alega que Nancy Pelosi não teve consideração pelas preocupações da China e pela oposição absoluta à sua visita à ilha, tornando-se a mais alta autoridade norte-americana a visitar a ilha autónoma em 25 anos.

Pelosi termina visita de menos de 24 horas a Taiwan. Deixou garantias que amizade com EUA irá continuar: “Agora e nas próximas décadas”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Governo chinês já tinha dito que Taiwan, enquanto território chinês, não pode ter os seus próprios compromissos com governos estrangeiros.

O ministério chinês referiu-se ainda à visita de Nancy Pelosi como tendo “sido provocativa” e sublinhou que o evento “minou a soberania e a integridade territorial da China”.

China diz que Nancy Pelosi está “a brincar com o fogo” ao ir a Taiwan. Mas Joe Biden é quem pode sair queimado

Por isso, argumentou o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, foi decidido impor sanções a Pelosi e à sua família imediata, mas não avançou com medidas concretas.

Este tipo de sanções é, geralmente, de natureza simbólica.

A China anunciou também ter convocado os diplomatas europeus no país para protestar contra declarações emitidas pelo G7 (Grupo dos 7 países mais industrializados) e pela União Europeia a criticar os exercícios militares chineses ameaçadores perto de Taiwan, o que considera ser “uma interferência devassa nos assuntos internos da China”.

A China enviou navios da Marinha e aviões de guerra e lançou mísseis no Estreito de Taiwan em resposta à visita de Nancy Pelosi a Taipei.

Cinco dos mísseis disparados pela China caíram na zona económica exclusiva do Japão, atingindo Hateruma, uma ilha ao sul do país, como afirmou o ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi.

Mísseis, aviões e navios. Como foi o dia em que a China iniciou os maiores exercícios militares de sempre em Taiwan

De acordo com o ministro, o Japão protestou, classificando os disparos como “sérias ameaças à segurança nacional do Japão e à segurança do povo japonês”.

Pequim reclama soberania sobre Taiwan e considera o território como uma província separatista, desde que os nacionalistas do Kuomintang se retiraram para a ilha em 1949, depois de perderem a guerra civil contra os comunistas.