O cessar-fogo acordado entre israelitas e palestinianos, que entrou em vigor este domingo — às 23h30 locais, 21h30 em Portugal continental — foi globalmente respeitado ao longo da noite, noticiam estações como a Euronews e a britânica BBC.

Este cessar-fogo “parecia manter-se horas depois”, noticiava esta manhã a Euronews, indicando que “nem o grupo da Jihad Islâmica Palestiniana nem Israel relataram qualquer incumprimento significativo do acordo”.

Já a estação britânica BBC referia um ataque noturno do Exército Israelita a alvos da Jihad Islâmica Palestiniana em Gaza — assumido e alegadamente em resposta a rockets disparados imediatamente antes por aquele grupo — e “alguns lançamentos isolados de rockets a partir de Gaza nos minutos posteriores à hora do cessar-fogo”, noticiados por meios de comunicação israelitas. Ainda assim, à medida que a noite avançou, não se terão registados mais ataques, escreve a BBC.

Um acordo mediado pelo Egito, depois de 44 mortos em 3 dias

O grupo da Jihad Islâmica Palestiniana tinha confirmado no domingo ter assinado uma trégua com Israel, com mediação egípcia, ao terceiro dia de hostilidades mortíferas que provocaram dezenas de mortos na Faixa de Gaza.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Foi alcançada há pouco tempo uma fórmula para o anúncio pelo Egito de um acordo de tréguas”, que inclui o compromisso do Cairo de “trabalhar a favor da libertação de dois prisioneiros”, anunciou Mohammed Al-Hindi, chefe da ala política da JIP, numa declaração citada pelas agências.

Israel tinha aceitado este domingo uma trégua na Faixa de Gaza, proposta pelo Egito, onde em três dias terão morrido 44 palestinianos — entre os quais, 15 crianças e quatro mulheres —, de acordo com o ministério da Saúde de Gaza. Só nestas 72 horas terão ficado feridas mais de 300 pessoas, referiu a mesma fonte, que imputou as baixas a uma “agressão israelita”.

A Jihad Islâmica Palestina tinha já reconhecido que estavam a ser feitas tentativas “ao mais alto nível” para alcançar um cessar-fogo para pôr fim à escalada de violência com Israel.

O lado israelita aceitou a trégua“, disse posteriormente à AFP uma fonte que não quis ser identificada, sem dar mais detalhes.

O Egito mediou o diálogo entre Israel e a Palestina, para acalmar a situação no enclave palestino. De acordo com AFP, por volta das 18h de Portugal Continental, um ataque que provocou a morte de quatro crianças. A agência de notícias avança também que em vez dos 35 mortos — somando os 31 anteriormente anunciados com os 4 do mais recente ataque — há afinal o registo de 41 somando, portanto, mais 6. O número ainda foi posteriormente atualizado.

Violência na Faixa de Gaza tem “justificação política”: as eleições em Israel

Antes, o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza tinha avisado que os serviços de saúde seriam interrompidos dentro de 48 horas, por falta de eletricidade, uma vez que as passagens de fronteira com Israel, incluindo a de Kerem Shalom, por onde o combustível entra, estão fechadas desde terça-feira.

O atual pico de tensão começou na sexta-feira, com uma forte ofensiva israelita contra alvos da Jihad, em Gaza, a antecipar uma retaliação da Jihad, após a prisão, na segunda-feira, de um dos seus líderes, durante um ataque na Cisjordânia ocupada.

Artigo atualizado às 9h30 com informação sobre o cumprimento do cessar fogo.