Uma pequena empresa de Felgueiras está a adotar medidas para poupar energia, que passam por cortar na iluminação e no ar condicionado, desligar os computadores na hora do almoço e evitar deslocações, foi esta segunda-feira anunciado.

A Login Alpha, uma pequena empresa de Felgueiras que presta serviços na área da comunicação e marketing digital, decidiu implementar “já” algumas medidas para enfrentar a crise energética, numa altura em que o Governo português está preparar um plano com medidas para poupança de energia, o qual que deverá ser conhecido no final do mês.

São pequenos gestos que é importante todos fazermos no nosso dia-a-dia, mais agora com a crise energética que se avizinha”, afirmou, citado em comunicado, Pedro Fonseca, gerente da Login Alpha.

A empresa disse que começou por cortar na iluminação e no ar condicionado e, nesse sentido, explicou, metade das luzes do seu escritório estão desligadas e o ar condicionado está agora regulado em 27 graus.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Depois, acrescentou, os computadores desligam-se na hora de almoço e não se deixam equipamentos, como impressoras ou máquina de café, em stand by quando não estão a ser utilizados.

O mesmo acontece com os carregadores dos smartphones e tablets, que devem ser removidos das tomadas elétricas quando não estão a carregar os dispositivos e, sempre que possível, as deslocações são evitadas, sendo substituídas por chamadas telefónicas ou videochamadas.

A empresa brincou ainda salientando: “E estamos todos de bom humor!”.

Sempre tivemos uma forte consciência ambiental na empresa, desde a escolha dos estores do nosso escritório, à iluminação ou à impressora energeticamente eficiente. Enquanto aguardamos as diretrizes do Governo para fazer face à crise energética, adotamos já este conjunto de medidas que, até ao momento, não nos têm causado constrangimentos no nosso trabalho do dia-a-dia”, sublinhou Pedro Fonseca.

A empresa nasceu em 2018, trabalha principalmente com marcas de moda, calçado, têxteis e vestuário, e presta serviços na área do marketing e comunicação, a nível da gestão de redes sociais, publicidade digital, web design, branding e assessoria de comunicação.

Na semana passada foi noticiado que o Governo se prepara para avançar com medidas obrigatórias de poupança de energia em edifícios residenciais, comércio, transportes e indústria.

O plano deverá ser conhecido no final do mês e à semelhança do que já está previsto noutros países, em Portugal as medidas podem passar por alterações na climatização e iluminação em espaços comerciais e edifícios públicos.