A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’api, no meio do Oceano Pacífico, em janeiro de 2022 foi um dos eventos vulcânicos mais explosivos da era moderna, segundo um estudo da revista Nature. A erupção foi única em magnitude e velocidade, criando uma coluna de cinzas que atingiu mais de 50 quilómetros acima da Terra. O impacto foi sentido em vários pontos do mundoem Portugal foi verificada uma subida do nível do mar, que chegou aos 40 centímetros, em Ponta Delgada, nos Açores.

Mas um novo estudo da Geophysical Research Letter veio revelar mais um aspeto inédito sobre este vulcão submarino: nunca foi observada uma explosão que injetasse tanto vapor de água na atmosfera.

A violenta erupção do Tonga lançou para a atmosfera não só cinzas, mas também grandes quantidades de vapor de água — o que “não é surpreendente, uma vez que a caldeira do Hunga Tonga-Hunga Ha’apai estava anteriormente situada a 150 metros abaixo do nível do mar”, lê-se no estudo. Surpreendente é o facto de esta introdução de vapor de água poder alterar o clima da Terra ao ponto de o aquecer nos próximos cinco anos, afetando também a camada de ozono.

A explosão maciça injetou vapor de água até altitudes de até 53 quilómetros. Ao contrário das fortes erupções anteriores, este evento pode não esfriar a superfície, mas pode potencialmente aquecer a superfície devido ao excesso de vapor de água”, lê-se no estudo.

Através do Microwave Limb Sounder, um dispositivo a bordo do satélite Aura da NASA, os autores do estudo foram capazes de analisar a quantidade de água e dióxido de enxofre que a erupção mandou para a atmosfera. O estudo estima que 146 mil milhões de litros de água atingiram a estratosfera — o equivalente a 58 mil piscinas olímpicas. “Estimamos que o excesso de vapor de água é equivalente a cerca de 10% da quantidade de vapor de água que normalmente reside na estratosfera”, indicam os autores do estudo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vulcão que abalou, não só o Pacífico, mas todo o mundo. Porque é que a erupção de Tonga se sentiu até em Portugal

Este excesso de vapor de água pode permanecer cinco anos na estratosfera — ao contrário do que o costuma acontecer: os vulcões têm normalmente um efeito de arrefecimento no clima uma vez que o dióxido de enxofre atinge as camadas superiores da atmosfera e reflete os raios solares para o exterior. Só que, no caso do vulcão Tonga, pode ser diferente: em vez de a refletir, a água absorve a energia do Sol e aumenta o efeito de estuda.

A explosão, que ocorreu a 15 de janeiro de 2022 no arquipélago do Pacífico, fez com que muitos países como Japão, Austrália, Nova Zelândia, Chile e Peru fossem atingidos por um tsunami. No Japão, foram mesmo registadas ondas que atingiram 2,7 metros de altura. A explosão criou ondas sonoras de baixa frequência — as chamadas onda de Lamb — que deram a volta à Terra quatro vezes em seis dias, segundo o estudo da Nature.

EUA, Japão e Chile também emitem alertas de tsunami após erupção vulcânica