Até 600 euros. É este o valor que podem atingir as multas por consumo de álcool na rua. A medida da Câmara Municipal de Barcelona entrou em vigor na semana passada e procura acabar com os chamados “botellón” — eventos em que dezenas ou centenas de jovens se reúnem em praças, parques ou praias para beber álcool durante a noite. Em apenas uma semana, a polícia já multou mais de 700 pessoas e conseguiu reduzir as denúncias quase em 30%.

Anteriormente, as multas eram de 60 euros para as infrações mais leves e de 300 euros para casos mais sérios. Com as novas regras, os valores das multas passam, respetivamente, para 100 e 600 euros, detalhou o responsável pela segurança e prevenção, da Câmara Municipal de Barcelona, Albert Batlle, numa conferência de imprensa esta segunda-feira. Existe ainda outra alteração: antes, as multas eram reduzidas em 75%, se pagas no período máximo de 30 dias, mas agora essa redução é de 50%.

Porém, as multas de 600 euros estão reservadas para casos muito excecionais que causem sérios distúrbios à ordem pública, aos moradores, ao tráfego dos carros ou à circulação das pessoas na rua — caberá a cada agente da polícia definir se está perante um caso excecional ou não, lê-se no jornal El País.

“As multas de 600 euros são para casos de sérios distúrbios à vida quotidiana dos cidadão. Estamos a falar de ordem pública”, explicou Albert Batlle.

Na semana entre 2 e 8 de agosto, já 747 pessoas foram multadas por infrações leves e tiveram de pagar valores até 100 euros — uma média de mais de 120 queixas por dia —, revelou Pedro Velázquez, chefe da Guàrdia Urbana de Barcelona na mesma conferência de imprensa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Overcrowding And Street Brawls On The Second Weekend Without A State Of Alarm In Barcelona

Centenas de pessoas reunidas na praia da Barceloneta, a 15 de maio de 2021

Os botellones não são um fenómeno novo em Espanha, mas tornaram-se mais frequentes e o número de participantes aumentou nos dois últimos verões, devido às restrições de combate à pandemia da Covid-19.

Com horários limitados para a abertura dos bares ou, numa determinada fase, a proibição de os abrir, milhares de jovens procuraram outras opções para se divertirem e começaram a reunir-se de quinta a domingo para beber álcool na rua.

As concentrações — que atraiam também turistas franceses e pessoas do norte de Espanha — aconteciam especialmente na praia da Barceloneta e nas ruas do centro histórico de Barcelona.

No entanto, os botellones não reduziram mesmo depois do fim das restrições aos espaços de diversão noturna. Agora, o aumento do valor das multas já teve resultados. Na primeira semana de agosto e em relação ao mesmo período no ano passado, houve cerca de menos duas mil chamadas para o 112, relacionadas com festas na rua — uma redução de 27%.