O concelho de Vila Nova de Famalicão vai ter uma Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, anunciou esta terça-feira o município.

Em comunicado, o município refere que a equipa trabalhará sob coordenação do vereador do Ambiente e terá como missão o acompanhamento da política climática e das políticas setoriais com impacto nos objetivos municipais em matéria de descarbonização e alterações climáticas.

Acrescenta que a equipa vem no seguimento do desenvolvimento da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.

Em 2017, o município de Famalicão assumiu o compromisso de cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo obtido, no Índice de Sustentabilidade Municipal do Centro de Estudos e Sondagem de Opinião (CESAOP) da Universidade Católica, um índice global de 69,5%, em 2021, superando a média nacional que se situa nos 65,7%.

No âmbito da ação climática, o município destaca o projeto municipal “Life – Natural Adapt 4 Rural Áreas”, que avançou para o terreno este ano e que visa a minimização das alterações climáticas no território.

Através deste projeto, estão a ser implementadas soluções baseadas no ecossistema, nomeadamente, a replicação e aproveitamento dos ‘serviços’ que a natureza providencia naturalmente, bem como a recuperação de habitats naturais que têm a capacidade de reter a água e infiltrá-la nos lençóis freáticos, evitando assim o efeito das cheias a montante e aumentando a quantidade de água nos lençóis para utilização durante o verão, em períodos de seca”, explica.

A criação da Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas surge no seguimento da Lei 98/2021, de dezembro de 2021, que impõe aos municípios que, no prazo de dois anos, a partir da sua entrada em vigor, procedam à elaboração de um Plano Municipal de Ação Climática.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR