Vários jornais locais deram conta de uma alegada explosão num centro de dados da Google localizado em Council Bluffs, Omaha, no estado de Iowa, nos Estados Unidos. Deste acontecimento terão resultado três feridos, de acordo com a informação avançada pelo jornal local Omaha World-Herald.

Este jornal cita o chefe adjunto do Departamento de Bombeiros de Council Bluffs, Jim Wood, que relatou um “incidente elétrico” neste data center — não especificando se se tratou ou não de uma explosão no centro de dados. Os primeiros meios terão sido enviados para o local por volta das 11h59 desta segunda-feira, 17h59 na hora de Lisboa. Os três feridos foram identificados como eletricistas – um deles terá ficado ferido com gravidade, o que implicou a deslocação para um hospital na zona do Nebraska recorrendo a um helicóptero. O jornal local indica que o incidente no data center estará a ser alvo de investigação.

Já durante a madrugada desta segunda-feira (hora de Lisboa), os serviços da Google estiveram com perturbações, que terão afetado utilizadores um pouco por todo o mundo, durante cerca de uma hora. Os principais contratempos estiveram ligados não só ao motor de pesquisa, mas também a serviços como o YouTube ou o Maps.

Há inclusive relatos de instabilidade de serviço em Portugal. De acordo com o site Downdetector, onde é possível que os utilizadores de vários serviços relatem problemas, houve um pico de 85 queixas por volta das três da madrugada (hora de Lisboa). O mesmo site aponta também um pico de quase 150 queixas em França, também durante a madrugada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com um porta-voz da Google, não haverá, no entanto, ligação entre os dois incidentes que aconteceram no mesmo dia, com algumas horas de diferença. Em declarações ao site norte-americano CNET, a instabilidade de serviço terá estado ligada a uma atualização de software.

“Temos conhecimento de uma questão com uma atualização de software que ocorreu no final desta tarde, de acordo com o horário do Pacífico [oito horas a menos em Lisboa] e que afetou a disponibilidade da pesquisa da Google e o Maps e pedimos desculpa por qualquer inconveniência”, terá indicado fonte oficial. Os serviços foram totalmente repostos horas depois, já nas primeiras horas desta terça-feira.

A Google anunciou em 2007 os planos para construção deste data center em Council Bluffs, Iowa. De acordo com a página dedicada a este centro de dados, em 2012 e em 2015, foram ainda anunciadas expansões desta infraestrutura. No total, a tecnológica norte-americana indica que já investiu 5 mil milhões de dólares neste data center.

No mês passado, foi notícia uma instabilidade nos serviços da Google também devido a um acontecimento com um data center. O centro de dados de Londres foi afetado pelas elevadas temperaturas que se fizeram sentir em Inglaterra, com os termómetros a ultrapassar os 40 graus, dificultando o processo de refrigeração do centro de dados.

Onda de calor leva o Reino Unido a declarar, pela primeira vez, um alerta vermelho