Os rendimentos operacionais do conjunto de canais da Media Capital, que inclui TVI, CNN Portugal, TVI Ficção e TVI Reality, subiram 5% no primeiro semestre, em termos homólogos, para 64,5 milhões de euros, anunciou esta quinta-feira o grupo.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Media Capital anunciou que passou de prejuízos de 8,4 milhões de euros no primeiro semestre de 2021 para lucros de 40,7 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano.

A dona da TVI e da CNN Portugal explica o aumento dos rendimentos do segmento televisão devido ao “comportamento dos rendimentos de publicidade”, que cresceram 8% para 44,6 milhões de euros no período em análise.

Tal evolução reflete a recuperação do investimento publicitário total em televisão, assim como a consolidação da posição dos canais em termos de quota de audiências”, salienta a Media Capital.

Os outros rendimentos, “que englobam essencialmente proveitos de cedência de sinal, vendas de conteúdos e serviços multimédia, mantiveram-se estáveis no comparativo semestral, tendo a variação sido marginal”, atingindo os 19,9 milhões de euros.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) ascendeu aos 4,8 milhões de euros negativos, melhorando face aos sete milhões de euros negativos um ano antes.

Os gastos operacionais excluindo amortizações, depreciações, provisões e reestruturações apresentam um aumento de 2%, reflexo da continuação da aposta nos conteúdos oferecidos, com especial relevância para o investimento na informação e, em particular, no canal CNN Portugal”, adianta a Media Capital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR