A desflorestação da Amazónia brasileira cresceu 32% em julho face a junho, com 1.486 quilómetros quadrados de vegetação nativa devastada, a maior perda de floresta registada desde janeiro deste ano, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Apesar da desflorestação em julho ter ficado praticamente estável com a do mesmo mês do ano passado (-0,7%), a área perdida entre agosto de 2021 e julho deste ano, período de referência para a medição anual da devastação no Brasil, foi de 8.590 quilómetros quadrados.

Ministro da Economia do Brasil diz que Europa corre risco de se tornar irrelevante

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar de ser uma estimativa, o número já mostra que a devastação da Amazónia ficará na média dos últimos três anos, embora os dados oficiais sejam conhecidos até novembro, quando um sistema mais sofisticado (Prodes) divulgar a taxa anual oficial.

Os números dispararam mais uma vez os alarmes dos ambientalistas já que no ano passado foram destruídos 8.780 quilómetros quadrados de vegetação, segundo o sistema de satélites Deter, enquanto o Prodes calculou que a destruição da floresta foi de 12.415 quilómetros quadrados.

Entre janeiro e julho foram cerca de 5.470 quilómetros quadrados (devastados), o que mostra que o desflorestamento se estabilizou em taxas bastante elevadas neste bioma nos últimos anos”, frisou Mari Napolitano, gestor de ciências do Fundo Mundial pela Natureza (WWF) no Brasil.

Desflorestamento no Brasil cresceu 20% em 2021, diz estudo

A devastação da Amazónia brasileira cresceu consideravelmente nos últimos quatro anos, facto que os ambientalistas atribuem à falta de controlo e fiscalização do governo do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, para coibir a mineração ilegal e o comércio ilegal de madeira ou a pesca.

Bolsonaro defende a exploração dos recursos naturais da Amazónia, mesmo em reservas indígenas onde é proibido por lei, e desde que chegou ao poder em 2019, os índices de devastação na selva aumentaram consideravelmente.

Juíza pede à Procuradoria-Geral da União investigação contra Bolsonaro por ataque às urnas eletrónicas

Em 2018, um ano antes de o líder assumir a presidência, foram arrasados 7.536 quilómetros de selva, 34% a menos que em 2019, 44% a menos que em 2020 e praticamente metade do registado em 2021 (13.038 quilómetros quadrados).

A maior floresta tropical do planeta concentra 72% da extração mineira do Brasil — na sua maioria ilegal — e 99% da madeira comercializada pelo país é extraída ilegalmente dessa região.

“Trata-se de um esquema organizado, patrocinado por grandes latifundiários e grileiros (pessoas que se apropriam de terras públicas) que se sentem protegidos pelo degelo das políticas de proteção ambiental e de combate ao desmatamento que ocorreram nos últimos anos”, concluiu numa nota o porta-voz da organização Greenpeace, Rómulo Batista.