Mais de 300 unidades industriais voltaram a funcionar na sequência da diminuição da insegurança na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, informou fonte oficial.

Notamos a abertura de 371 estabelecimentos comerciais e estes são sinais de recuperação da nossa economia”, declarou Nacif Magaia, diretor da Indústria e Comércio na província de Cabo Delgado, citado esta sexta-feira pela Rádio Moçambique.

Entre as unidades comerciais que voltaram a funcionar em Cabo Delgado, segundo a fonte, destacam-se fábricas de diversos ramos, moageiras e padarias, estabelecimentos que se encontram nos distritos afetados pelas ações de rebeldes que desde 2017 aterrorizam a província de Cabo Delgado.

São sinais de retoma e restauração da nossa rede comercial”, frisou o diretor da Indústria e Comércio em Cabo Delgado.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Jacinto Veloso, membro do Conselho de Defesa e Segurança moçambicano, sobre Cabo Delgado: “Fomos todos apanhados desprevenidos”

Há 784 mil deslocados internos devido ao conflito, de acordo com a Organização Internacional das Migrações (OIM), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Desde julho de 2021, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu recuperar zonas onde havia presença de rebeldes, mas a fuga destes tem provocado novos ataques noutros distritos usados como passagem ou refúgio temporário.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR