“Tenho uma história de amor para vocês”. É assim que Maria Pevchikh, chefe do departamento de investigação da organização fundada por Navalny, um dos principais opositores do Presidente da Rússia, começa a contar o papel pouco tradicional que Vladimir Putin teve no casamento da sua ex-mulher com um homem 20 anos mais novo.

Lyudmila Ocheretnaya casou-se com Artur Ocheretny em 2015, depois de ter estado vários anos com Putin, de quem se divorciou em 2013. O casamento pode ter terminado, mas o Presidente da Rússia deixou “um dote multimilionário” a sua ex-mulher.

“Antigamente, era comum os pais da noiva arranjarem um dote: algo valioso, como dinheiro, roupas caras ou joias para ‘aumentar o valor da noiva'”. E foi isso que Putin fez, segundo Maria Pevchikh, para encontrar um marido para a ex-mulher.

Um edifício a cinco minutos do Kremlin, construído em 1774 e visitado várias vezes pelo escritor Tolstoi — porque o seu avô era o proprietário do palacete –, foi oferecido o Lyudmila pelo estado russo em 2005, após quatro anos de arrendamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Isto porque “Lyudmila é uma mecenas de uma ONG semi-falsa especializada em comunicações interpessoais. Fazem treinos pseudocientíficos sobre como encontrar uma deusa interior, interpretação de sonhos… Artur Ocheretny tem sido o diretor desta ONG desde 2010. Mas isso é tudo um disfarce, claro”, denuncia Maria Pevchikh.

Para a chefe do departamento de investigação da Fundação Navalny, o “único objetivo desta ONG é ser o proprietário deste edifício histórico de Tolstoi” — que foi demolido, reconstruido, ganhou dois novos andares e agora é um centro de escritórios.

O património de Lyudmila

Dois apartamentos em Marbella, Espanha, avaliados em 2,2 milhões de euros, um apartamento em Davos, na Suíça, no valor de 3,7 milhões de euros e uma villa em Anglet, França, rodeada de um parque de cinco mil metros quadrados: é assim que Lyudmila Ocheretnaya gasta o seu dinheiro que, de acordo com o El Mundo, poderá não ser seu.

Para fugir às sanções impostas pelo Ocidente, a ex-mulher do Presidente da Rússia colocou os bens em nome do novo marido. “Artur Ocheretny e Lyudmila Putina (agora oficialmente Lyudmila Ocheretnaya) não têm dinheiro próprio. Tudo o que possuem foi roubado por Vladimir Putin como um Robin Hood ao contrário: Putin rouba dos pobres para dar aos ricos”, revela Maria Pevchikh.

A Fundação Navalny, através desta mesma uma investigação, diz ter descoberto ainda que os fundos para o casal adquirir as mansões vieram de Putin, dos seus amigos oligarcas ou ainda do bolso dos contribuintes russos. Para além das propriedades de luxo, o casal também viaja bastante.

Lyudmila e Artur são vistos com alguma frequência em França, sendo que o homem chegou a participar em várias competições de triatlo (designadas Ironman) que se realizam um pouco por toda a Europa.

Na longa sequência de tweets publicada pela chefe do departamento de investigação da organização fundada por Navalny, há ainda espaço para explicar que o casamento de Putin e Lyudmila  foi “uma farsa”. apesar de ter durado vários anos. A união terminou em 2013 e Presidente russo anunciou o seu fim numa transmissão da televisão estatal –enquanto a dupla assistia a uma apresentação de ballet.

“Não queremos o dinheiro de Putin na Europa, certo? Bem, isto é o dinheiro puro de Putin. Portanto, livrem-se dele”, afirma Maria Pevchikh, que exorta os governos de França, Suíça e Espanha a colocarem “a família Ocheretny nas suas listas de sanções”.

A Fundação Navalny pede ainda que as propriedades que o casal possui sejam “congeladas” e que os diversos governos “investiguem a origem dos seus fundos”.