Um grupo de cidadãos católicos promoveu uma carta aberta aos padres da Igreja Católica, na sequência das notícias que têm sido publicadas pelo Observador, e outros meios de comunicação social sobre suspeitas de abuso sexual por parte de membros do clero e a reação da hierarquia da Igreja. Na missiva, os subscritores pronunciam-se sobre esse tema e dizem rezar pelas vítimas, mas o foco está colocado no agradecimento aos padres que “permanecem fiéis ao sacerdócio e à vocação”.

Patriarca de Lisboa recebeu denúncia de abusos e reuniu-se com vítima. Mas manteve padre em funções e não comunicou caso à polícia

“Nós, católicos de Portugal, profundamente entristecidos com as notícias dos abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero, vimos manifestar, de todo o coração, a nossa gratidão a todos os sacerdotes que são fiéis à sua vocação, à imagem de Jesus, o Bom Pastor e, de modo silencioso e discreto, diariamente fazem o bem às nossas famílias e comunidades”, pode ler-se no início da carta, que está disponível no site Petição Pública.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os fiéis agradecem vários dos serviços prestados pelos sacerdotes, nomeadamente o “acompanhamento aos mais frágeis dos frágeis” e às famílias, a “presença amiga e consoladora” perante a morte e os “quilómetros percorridos para não falharem às povoações mais isoladas”.

Sabemos que ser Padre não é fácil nos dias de hoje. Que alguns são tentados pelo maligno e sucumbem. Rezamos por esses, para que o seu coração se arrependa e sejam transformados pela misericórdia do Senhor”, escrevem ainda estes católicos, que prometem rezar pelas suas vítimas, “para que o mal que lhes foi feito seja compensado em abundância de amor”.

A carta já conta com mais de 3.700 assinaturas.