O mau tempo dos últimos dias na Venezuela afetou 2.460 pessoas, que viram as suas propriedades inundadas, os seus bens danificados e várias casas destruídas, informaram as autoridades locais.

O maior número de afetados registou-se no estado de Barinas, no centro-oeste do país, onde o rio Socopó transbordou, afetando mais de 2.200 pessoas de 560 famílias no município António José de Sucre, segundo o governador de Barinas.

Em declarações à Unión Rádio, Sérgio Garrido, explicou que 191 casas sofreram danos estruturais e que o mau tempo afetou ainda outros municípios daquele estado.

Entretanto, o ministro do Interior e Justiça da Venezuela, Remígio Ceballos Ichaso, explicou que Grupos para a Assistência de Emergências estão a deslocar-se para Puerto Maya (entre os estados de Arágua e La Guaira, a oeste da capital, Caracas) para apoiar a população local afetada pelo mau tempo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ministro divulgou um vídeo nas redes sociais onde se vê as equipas de socorro a avançarem, em motocicletas, por estradas interrompidas pela queda de árvores e deslizamentos de terra.

Citando dados do Ministério de Interior e Justiça, a imprensa local refere que “há mais de 700 famílias afetadas” pelo mau tempo ao longo do território venezuelano.

As autoridades venezuelanas ativaram, quarta-feira, o Centro Nacional de Controlo de Emergências e Desastres, devido ao mau tempo que provocou inundações em nove estados do país, inclusive na capital, Caracas.

Venezuela em alerta por chuvas torrenciais em várias regiões do país

Segundo as rádios locais, além de Caracas, registaram-se chuvas fortes nos estados de Barinas, La Guaira, Arágua, Mérida, Miranda, Carabobo, Apure, Zúlia e Táchira.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Hidrologia, há uma importante instabilidade atmosférica nos estados do centro da Venezuela.