O Presidente chinês Xi Jinping está a preparar-se para se encontrar pessoalmente com Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, em novembro. De acordo com o The Wall Street Journal, que cita fontes próximas a Pequim, Xi Jinping deverá aproveitar uma viagem internacional ao sudeste asiático — a primeira desde 2019 — para reunir com o homólogo dos Estados Unidos pela primeira vez desde que Biden tomou posse.

O encontro poderá ser alinhado com duas cimeiras esperadas no fim do ano —  a do G20 (as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia), que vai decorrer a 15 e 16 de novembro na ilha de Bali, na Indonésia; e a da Cooperação Económica Ásia-Pacífico, em Banguecoque (Tailândia) a 18 de novembro. Xi Jinping admite reunir com Joe Biden à margem dos dois eventos.

Questionado pelo The Wall Street Journal sobre estes planos, o ministério dos Negócios Estrangeiros chinês respondeu meramente que Pequim “apoia a Indonésia e a Tailândia como anfitriãs das duas conferências e  está disposta a trabalhar com todas as partes para promover a conferência e alcançar resultados positivos”. A Casa Branca não quis responder aos jornalistas, mas uma fonte garante que o encontra foi tema na última conversa telefónica entre Joe Biden e Xi Jinping.

Biden e Xi Jinping falaram mais de duas horas sobre Taiwan: China deixa aviso, EUA dizem que não mudaram de posição

Na última chamada telefónica entre os dois chefes de Estado, Xi Jinping avisou Biden para não “brincar com o fogo” relativamente a Taiwan. Biden ripostou que a posição dos Estados Unidos sobre Taiwan “não mudou” e que o país continua a opor-se “firmemente” a qualquer esforço unilateral para alterar o estatuto daquele território. A conversa terá durado mais de duas horas.

O encontro ocorreria precisamente numa época de maior tensão na diplomacia entre Washington D.C. e Pequim, por causa da visita de Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, à Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR