Siga aqui o nosso liveblog da guerra na Ucrânia.

Se Vladimir Putin deixar de ter condições de saúde para liderar a Rússia, será substituído por Nikolai Patrushev, que atualmente é o secretário do Conselho de Segurança do país, prevê Richard Dearlove, o antigo chefe do MI6 — os serviços secretos britânicos. “Eu ia a ponto de dizer que quase certamente seria Patrushev neste momento”, disse Dearlove num episódio do podcast One Decision, divulgado na quinta-feira, 11 de agosto. “Se ele sobreviverá politicamente a longo prazo é outra questão”, acrescentou.

Apenas o agravamento do estado de saúde ou o afastamento planeado por terceiros poderá resultar na saída de Putin, acredita o antigo chefe dos serviços secretos britânicos. Dearlove não prevê que o líder do Kremlin seja capaz de abdicar do seu cargo para desfrutar de uma “reforma luxuosa”, fazendo referência à riqueza que se estima que Putin tenha acumulado. “Como muitos grandes ditadores, eu pergunto-me se ele algum dia desfrutará dos benefícios ou dos frutos dos seus ganhos ilícitos… Ele cometeu um erro terrível sobre a Ucrânia. O resultado disso é difícil de prever, mas ele vai chegar a algum tipo de fim desagradável“.

Nikolai Patrushev é próximo de Putin há décadas, fazendo parte do grupo mais restrito do chefe de Estado russo. É também para ele que Louise Shelley, diretora do Centro de Terrorismo, Crime Transnacional e Corrupção, aponta, como potencial sucessor: Patrushev é uma possibilidade porque é alguém dos “siloviki” (forças de segurança), “alguém que está no círculo íntimo de Putin agora”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Cancro, perda de visão e tremores no corpo. Aumentam as suspeitas de que Vladimir Putin “está perto do fim”

O estado de saúde de Vladimir Putin tem sido alvo de vários rumores, havendo até a suspeita de que o presidente russo possa estar a enfrentar algum tipo de cancro.

Apesar de o Kremlin negar, serviços secretos de vários países têm vindo a dizer que a vida do homem mais poderoso da Rússia pode estar perto do fim. Foi no início de abril que surgiu a suspeita: o Proeket Media, órgão independente russo, revelou que Putin estava a ser “constantemente” acompanhado por Yevgeny Selivanov, especialista no Hospital Central de Moscovo e um dos melhores médicos russos no tratamento do cancro da tiroide. Ter-se-ão encontrado 25 vezes no espaço de um ano e meio, relatou a investigação. Alexei Shcheglov, cirurgião que estudou o diagnóstico do cancro da tiroide, também se terá encontrado várias vezes com Putin. A possibilidade de um cancro no sangue também já foi apontada. 

Dearlove aponta uma segunda hipótese para o fim de Putin no poder: a interferência de elites russas que, dizem os serviços de inteligência ucranianos, estão a tentar removê-lo do poder.

Quem é o “falcão do Kremlin”, o homem mais poderoso (depois Putin) e que pode ser o sucessor do atual Presidente?

Nikolai Patrushev, também conhecido como o “falcão do Kremlin”, tem sido apontado como o potencial sucessor de Putin. Amigo íntimo e membro do seu círculo mais restrito, foi recrutado para o KBG quando tinha apenas 24 anos, mantendo-se sempre próximo do chefe de Estado russo. Nas palavras do historiador e cientista político Valerij Solovej, citado pelo El Mundo, “são amigos, pensam da mesma forma”. Em 2017, o jornal Politico destacava o seu “nacionalismo ardente, visão conspiratória do mundo e extensa experiência em espionagem”.

O atual secretário do Conselho de Segurança da Rússia foi ministro da Segurança da República da Karelia entre 1992 e 1994. Um ano mais tarde, juntou-se ao FSB, serviço federal de segurança que sucedeu ao KGB e do qual Putin seria diretor entre julho de 1998 e agosto de 1999. Quando o atual presidente saiu para se tornar primeiro-ministro russo, Patrushev ficou com o seu lugar.