A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) defendeu este sábado a criação de uma comissão técnica de investigação ao incêndio florestal que lavra na serra da Estrela e a elaboração de um relatório num prazo de dois meses.

Em comunicado, a LBP defende que a comissão técnica de investigação ao incêndio florestal da serra da Estrela, que deflagrou no dia 6, deve ser “constituída por peritos independentes representantes da sociedade civil” e elaborar um relatório final que “deve estar pronto dentro de dois meses”.

A LBP propõe ainda que o presidente da comissão seja “escolhido pela unanimidade dos seus membros” e que na mesma estejam representadas as autarquias, bombeiros, peritos florestais e demais agentes envolvidos na prevenção e combate a incêndios florestais, assim como investigadores.

Na prática, acrescenta a liga, a comissão “deve avaliar o evento do ponto de vista técnico e operacional, ser multidisciplinar e ter acesso a todos os dados”.

O incêndio que lavra desde 6 de agosto na serra da Estrela e que atingiu os distritos de Castelo Branco e da Guarda poderá ser dado como extinto dentro de dois dias, admitiu este sábado a Proteção Civil.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR