Um mini estádio da Luz no Municipal de Leiria que só tem jogos envolvendo equipas de escalões principais quando passou a sediar a Final Four da Taça da Liga, 11 Chalanas a entrar em campo de vermelho, uma arrepiante homenagem antes do apito inicial ao Pequeno Genial que promovia romarias como a desta tarde aos recintos desportivos pela relação umbilical e quase única que conseguia ter com a bola. Apesar de estar a jogar como visitado, o Casa Pia enfrentava um contexto que dificilmente poderia ser complicado naquele que era apenas o segundo encontro após regressar ao Campeonato Nacional 83 anos depois. Resistiu até onde podia, mais do que todos ao tornar-se a primeira equipa a aguentar o nulo até ao intervalo.

Bahstou mexer na segunda parte para construir a vitória (a crónica do Casa Pia-Benfica)

Depois, imperou a lei do mais forte. E, mais uma vez, destacou-se naquilo que fica, o resultado final, um dos jogadores que continua com permanência incerta na Luz até ao final do mercado, Gonçalo Ramos. Se numa primeira instância os 30 milhões de euros apresentados por um clube inglês não convenceram, o aumentar dessa fasquia poderá mesmo levar a uma saída em agosto – sendo que, segundo confidenciaram ao Observador, a vertente financeira pode ser importante mas a opção, havendo uma proposta que fosse pelo menos aos 40 milhões, está relacionada também com a política desportiva do clube, com o número de avançados no plantel num esquema tático de 4x2x3x1 e com a evolução de Henrique Araújo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Cobiça de outros clubes? Estou no Benfica, estou bem, estamos a jogar bem. O que importa para mim é o Benfica”, comentou o internacional Sub-21 na flash interview após um encontro onde marcou o único golo dedicado apontando para o símbolo de Chalana na camisola. “Dentro da área, o meu trabalho é acreditar sempre em todas as jogadas. Esperei pela minha oportunidade e consegui concretizar. Mas este foi o jogo mais difícil. Não marcámos como costumamos marcar. Tivemos oportunidades para marcar mais mas não concretizámos. Valeu pela vitoria, que é o mais importante”, acrescentou ainda Ramos.

No entanto, e num dos pontos negativos no triunfo, a expulsão de Otamendi acabou por gerar muitas críticas por parte dos encarnados, a começar pelo próprio central argentino. “Mais três. Boa vitória de toda a equipa num campo difícil para jogar futebol. Obrigado a todo o apoio encarnado. De resto tudo igual, sem comentários”, escreveu o capitão do Benfica na sua conta oficial do Twitter após o vermelho.

“O Florentino esteve bem mas o adversário tinha jogadores muito rápidos para o contra-ataque… Não quis correr riscos com segundos cartões amarelos. Vimos o Nico Otamendi ser expulso por acumulação. Acho que por vezes são muito rápidos com as decisões para cartões amarelos, na minha opinião. Vimos duas faltas do Otamendi, foi quase nada”, referiu também a esse propósito Roger Schmidt na conferência.

“Na primeira parte tentámos demasiadas vezes encontrar a solução no centro em vez de tentarmos nas alas e isso foi uma das coisas que discutimos ao intervalo. Na segunda parte encontrámos espaço e criámos oportunidades. O campo estava difícil, foi complicado jogar com tantos jogadores atrás da bola, tentámos encontrar soluções. Mostrámos paciência, disciplina e concentração e o que conta são os três pontos. Saída do Gilberto? Acho que não esteve assim tão bem no jogo. Tem jogado muito e para ter pernas frescas foi melhor colocarmos o Bah. Quando entrou teve momentos bons no ataque. Não é preciso só 11 jogadores, precisamos de uma equipa, e os suplentes foram essenciais”, referira na flash interview.

No final, sobrou sobretudo a vitória e um dado estatístico que parecia estar destinado a acontecer este sábado em Leiria: há quase 40 anos que os encarnados não conseguiam ganhar os quatro primeiros jogos oficiais da temporada de forma consecutiva, algo que acontecera pela última vez nos tempos de… Chalana. Em paralelo, desde 2019/20 que os encarnados não venciam nas duas rondas iniciais do Campeonato sem sofrer golos, depois de ter começado a prova com uma goleada frente ao Arouca por 4-0.