Cerca de 80 migrantes estão em dois barcos à deriva, um perto de Malta e outro da ilha italiana de Lampedusa, sem que estes dois países respondam aos pedidos de ajuda, denunciou este domingo o serviço Alarm Fone.

“Cerca de 10 pessoas estão em perigo em frente a Malta. Estamos em contacto com um grupo que foge da Líbia oriental num pequeno barco. Alertamos as autoridades, mas como sempre estão a ignorar todas as exigências de resgate”, escreveram nas redes sociais elementos daquele serviço, que atende pedidos de ajuda de migrantes no Mediterrâneo central.

Anteriormente, o Alarm Fone tinha anunciado que outros 70 migrantes, que estavam em perigo ao largo de Malta no sábado, estão agora em frente a Lampedusa.

“O grupo está no mar em perigo, ninguém foi ainda em seu auxílio. Estão apenas a 34 quilómetros da ilha, facilmente acessíveis a qualquer recurso de resgate. Mas, as autoridades preferem não ajudar”, acrescentou.

Desde o início deste ano, e até 12 de agosto, chegaram à costa italiana 45.664 migrantes, um aumento significativo comparado com os 32.782 que o tinham feito no mesmo período do ano anterior, segundo dados do Ministério do Interior italiano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR