A polémica que tem assolado o judo nacional nos últimos dias pode começar a ter um final na próxima terça-feira, quando Jorge Fernandes, presidente da Federação de Judo, tiver uma reunião com João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, e com José Manuel Constantino, líder do Comité Olímpico de Portugal. Um encontro que, por vontade do número 1 da modalidade, não contará com os sete atletas que assinaram uma carta aberta fazendo entre duras críticas ao atual ponto de situação.

Atitudes opressivas e discriminatórias, clima tóxico, intimidação: sete judocas olímpicos denunciam Federação em carta aberta

Em paralelo com esse encontro, Jorge Fernandes admitiu à Rádio Observador a possibilidade de abrir processos disciplinares aos visados (Telma Monteiro, Catarina Costa, Bárbara Timo, Rochele Nunes, Patrícia Sampaio, Anzi Egutidze, todos presentes na última edição dos Jogos Olímpicos, e Rodrigo Lopes) e avançar mesmo para os tribunais perante aquilo que foi transmitido pelos sete atletas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não falei com os atletas nem vou falar, isso terá de ser alguém a tratar com eles, naturalmente. Eu tentei reunir com o senhor secretário de Estado e com o presidente do Comité Olímpico para se resolver este problema, claro que nós estamos interessados em resolver, mas da nossa parte os atletas só têm de cumprir as normas, treinar e competir. Da nossa parte não há nada, manteremos apenas o cumprimento das normas que até aqui sempre serviram (…) A reunião também era com os atletas mas eu com os atletas recuso reunir-me, neste momento não me quero reunir com os atletas. Não vejo interesse nenhum nisso, eles têm de cumprir e têm de se retratar relativamente às mentiras que publicaram”, referiu.

Polémica no judo. Federação admite levar atletas a tribunal, Benfica diz que é sempre solução e não culpado

“Inicialmente disse que não haveria essa possibilidade de avançar para os tribunais mas entretanto houve desenvolvimentos e agora há essa possibilidade. Não vou dizer que o vou fazer. Por vontade não mas não sou só eu que mando nem decido sozinho. Está em cima da mesa a possibilidade de haver processos disciplinares e colocação dos atletas em tribunal não só por algumas afirmações na carta mas também por estarem a gravar uma reunião que tiveram comigo sem autorização”, acrescentou Jorge Fernandes.

“É mentira”: presidente da Federação de judo responde a carta aberta de atletas (e explica episódio da Coca-Cola)

Perante essas declarações, Telma Monteiro, a judoca com maior currículo nacional de sempre (um bronze nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, quatro pratas entre cinco medalhas em Mundiais e seis ouros entre 15 pódios conseguidos em 16 participações em Europeus, entre dezenas de outras vitórias em Grand Slams e Grand Prix internacionais), deixou um comentário na sua página oficial do Instagram onde manifestou algo que acabou por ser um prolongamento da carta aberta. “Mais ameaças… Até quando?”, disse.

Benfica reage à carta aberta de sete judocas portugueses: “Todos os atletas precisaram de muita coragem”

A publicação não demorou a ter múltiplas reações, uma delas de Fernando Pimenta, estrela da canoagem também do Benfica que é o atleta nacional no ativo com maior currículo com um total de 118 medalhas internacionais. “Vamos todos ficar com medo”, comentou com o emoji de um palhaço. De recordar que, nesta fase, os atletas estão num período de preparação para o Campeonato do Mundo que se realiza na primeira semana de outubro, havendo algumas provas internacionais pelo meio antes de um natural período de adaptação tendo em conta que a competição irá decorrer em Tashkent, no Usbequistão.